Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 1 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Apesar de 34 casos confirmados em um dia, Guia Lopes suspende o "lockdown"

Por Lucia Morel, Campo Grande News - 17 de maio de 2020 - 17:04

Mesmo diante do aumento expressivo de casos de covid-19 em Guia Lopes da Laguna, 34 só hoje, o prefeito da cidade, Jair Scapini (PSDB), afirma que não manterá o fechamento de comércio e serviços para esta semana. A cidade ficou em lockdown nos últimos cinco dias, mas “alguma coisa tem que voltar”, justificou.

Na manhã de hoje, o governo do Estado apresentou, como faz todos os dias, os dados mais recentes do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, e Guia Lopes aparece com 98 contaminações na cidade de 9,8 mil habitantes.

Com isso, o município é o que apresenta maior incidência da doença por cada 100 mil habitantes, segundo os dados do governo. São 990,4 casos a cada 100 mil moradores. A segunda cidade de MS com maior incidência é Brasilândia, onde são registrados 126,3 casos a cada 100 mil.

Entre os serviços que devem permanecer fechados, ele afirma que academias e salões de beleza estão entre eles. Já os demais estabelecimentos que reabrirão, serão com restrições. Decreto sobre isso ainda está sendo elaborado, informou.

Para Scapini, a população não acreditava na covid-19 e isso fez com que os cuidados necessários não fossem seguidos. “A cidade é pequena, são muitas reuniões, muitas famílias”, comenta, dizendo que os dados altos são resultado das semanas do Dia do Trabalhador e do Dia das Mães, quando houve muita movimentação no município.

O prefeito sustenta ainda que acredita que os números continuarão subindo pelos próximos três dias e então apresentarão queda. Isso, ele avalia que será resultado do lockdown da última semana.

Mas Scapini relata ainda que este ano é de eleições, e atribui que muitas eventos nesse sentido já ocorreram na cidade, o que para ele, também contribuiu. “A política vem agora também. É um jogo feroz. São vários grupos que querem se reunir. A gente não julga ninguém”, aponta.

Ontem, no município, foi feita barreira sanitária em rodovia que dá acesso à cidade. Houve orientação e aferição de temperatura dos motoristas. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

SIGA-NOS NO Google News