Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Antropólogo assume a presidência da Funai

Agência Brasil - 08 de setembro de 2003 - 09:22

O antropólogo Mércio Pereira Gomes assume nesta segunda-feira a presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio). Ele ocupa o cargo em substituição a Eduardo Almeida, exonerado em 15 de agosto. “A nomeação de Gomes foi criteriosa. Acredito que ele dará continuidade ao projeto de reestruturação da Funai e manterá sempre aberto o diálogo com as comunidades indígenas e com as entidades indigenistas”, afirmou o deputado Carlos Abicalil (PT-MT), da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas. A solenidade de posse será às 15h, no Ministério da Justiça.

Carlos Abicalil destacou que o antropólogo escolhido para presidir a Funai é um conhecedor da área e das causas dos povos indígenas. “Ele tem todas as condições e conteúdo para desenvolver um bom trabalho”. A expectativa, segundo o deputado, é de que todos os departamentos da Funai colaborem com a gestão de Gomes, “que deverá priorizar as decisões colegiadas e mais amplas”. Mércio Pereira Gomes já trabalhou com povos indígenas de diversas etnias e é autor de vários livros sobre a questão, entre eles um sobre o professor Darcy Ribeiro, um estudioso da causa indígena, com quem trabalhou.

Para Abicalil, o governo Lula tem uma política de fortalecimento da Funai, o que possibilitará as ações de demarcação e preservação das terras indígenas e a sustentabilidade dos índios em suas comunidades.

SIGA-NOS NO Google News