Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aluno de Cassilândia vence concurso de redação

Luis Junot - 09 de junho de 2006 - 18:02

Com a redação intitulada, “Cidadão consciente” o aluno Osmar Aparecido Randolfo Júnior, da Escola Municipal Antônio Paulino, de Cassilândia foi o primeiro colocado na segunda etapa do Concurso de Redação promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, através do Projeto “TCE na Escola”. Osmar recebeu do presidente do TCE/MS, conselheiro José Ancelmo dos Santos e do prefeito de Cassilândia, José Donizete Ferreira Freitas um microcomputador completo.
O evento de premiação foi realizado na Câmara de Vereadores de Cassilândia no dia 08, último e contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre autoridades, pais dos alunos participantes e representantes de 13 municípios da região. De acordo com o prefeito José Donizete, a importância na realização desse projeto é muito grande, pois desenvolve o espírito de cidadania nos jovens e leva informação aos adultos.
“Me sinto duplamente gratificado, primeiro por ser o vencedor do concurso, um aluno do nosso município e de uma escola da periferia. Isso demonstra que mesmo diante das dificuldades, esses jovens nos dão exemplo de superação enfrentando os desafios. Em segundo lugar, por receber o nosso amigo e conterrâneo, José Ancelmo que trouxe para cá a realização de um evento tão importante, que mostra que mesmo sendo um órgão fiscalizador, o Tribunal também pode auxiliar os gestores púbicos, orientando e dando a formação devida para o melhor desempenho das funções”, disse o prefeito.
A aluna Simone de Oliveira Galvão, da Escola Municipal Prof.ª Maria Eulália Vieira, do município de Três Lagoas foi a segunda colocada recebendo como prêmio um Discman das mãos do vereador Celino de Araújo, presidente da Câmara Municipal de Cassilândia e do secretário de Finanças e presidente do Sindicato Rural, Valdimiro José Moreira Cotrim.
O terceiro colocado, foi o aluno Leandro de Jesus Sousa Almeida da Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, do município de Paranaíba que recebeucomo prêmio um celular da Vivo – parceiro do TCE/MS nesse projeto-, entregue por Adélia Nogueira da Silva, secretária Municipal de Educação de Cassilândia e Romilton Luis da Silva, assessor Técnico Escolar da Rede Estadual de Ensino, representando Hélio de Lima, secretário de Estado de Educação.
Segundo explicou José Ancelmo, “a cada dia o jovem vem ultrapassando mais obstáculos. O crescimento e amadurecimento muitas vezes impressionam as pessoas que estão a sua volta. Internet, ipods, câmeras fotográficas digitais, orkut, msn. São palavras que estão cada vez mais presentes no vocabulário dos adolescentes. O que os pais desses adolescentes esperam é que eles utilizem seus conhecimentos da melhor forma possível, não esquecendo de desenvolver os estudos escolares, notadamente leitura e redação. É neste sentido, de incentivo à leitura e redação e também de levar ao conhecimento da sociedade escolar as atividades do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, que este órgão realiza o Projeto TCE na Escola”.
Ainda no dia 08 de junho, José Ancelmo, o prefeito José Donizete Freitas e o presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Valdir Moreira Cotrim inauguraram a Estátua do Peão, alusiva a festa realizada todos os anos no mês de julho, e que atrai centenas de pessoas. Na oportunidade, Cassius Clay Ferreira, foi homenageado pelas autoridades por ser o peão mais famoso nascido em Cassilândia. Iniciou a carreira em 1990, tendo conquistado em sua trajetória pelos rodeios em que participou, um total de 23 carros e 24 motos zero quilômetro. Na classificação geral do ranking nacional, ele é o 3º melhor peão do país.
O projeto: Para realizar o concurso, o Tribunal de Contas firmou um convênio com as Secretarias Municipais e Estadual de Educação. O objetivo principal do projeto foi possibilitar a assimilação de conceitos de cidadania, ética, controle de contas e conhecimentos sobre o funcionamento do TCE, auxiliando a formação dos alunos no que diz respeito ao exercício de seus direitos.
Durante o período de 10 de abril a 11 de maio de 2006 alunos das oitavas séries do primeiro grau da rede estadual e municipal de ensino receberam exemplares do gibi-contas, uma publicação em quadrinhos destinada ao público adolescente, divulgando as funções do Tribunal de Contas, que foi utilizado como fonte de pesquisa para que os alunos redigissem seus textos.
Foram selecionados 60 trabalhos na primeira fase do concurso, que obteve a participação de aproximadamente 3.800 estudantes dos municípios de Ribas do Rio Pardo, Água clara, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Três lagoas, Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Inocência, Cassilândia, Chapadão do Sul e Costa Rica. Todos os finalistas recebem certificado de participação e uma camiseta do gibi-contas.
Os trabalhos pré-selecionados pelas escolas foram encaminhados a uma comissão julgadora composta por três representantes do TCE, dois representantes da Assomasul, representando os municípios e dois representantes da Secretaria Estadual de Educação, que escolheram as três redações vencedoras.
Já no dia 23 de junho acontece, em Bonito, a entrega dos prêmios para a região composta pelos municípios de Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Bodoquena, Miranda, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário e Corumbá. No dia 29 de junho, em Dourados, será realizada a premiação da região composta pelos municípios de Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Caarapó, Juti e Nova Alvorada do Sul. O aluno classificado em primeiro lugar de cada região receberá como prêmio um micro-computador; o segundo um discman e o terceiro um aparelho celular pré-pago da Vivo.
Leia a íntegra da redação vencedora da Região Nordeste do Estado:
Cidadão Consciente
Foi com a chegada do gibi do TCE/MS à escola que tive a oportunidade de conhecer e informar-me mais detalhadamente sobre o assunto; apesar de ter apenas 14 anos, descobri que não só “nós”, jovens cidadãos, mas como todos, somos de suma importância à sociedade, pois é conhecendo nossos direitos e deveres que podemos contribuir por um mundo melhor.
Após a leitura e discussão do gibi, senti-me na inteira responsabilidade de fiscalizar e defender o dinheiro do povo, representando assim, a nossa população.
Visto que o Tribunal de Contas do Estado de MS é um órgão que fiscaliza as contas públicas, direta e indiretamente podendo aplicar sanções previstas em leis, nos casos de ilegalidade de despesas ou irregularidades de contas com multas proporcionais aos danos causados ao fisco.
Como já disse, qualquer cidadão tem o direito e a obrigação de vigiar, de denunciar quaisquer desvios dos cofres públicos de sua cidade, Estado ou até do país, pois vivemos num país democrático, onde elegemos nossos governantes para administrar o nosso dinheiro, atendendo principalmente aos interesses da comunidade.
Observamos se a administração está ciente de que o dinheiro do povo não poderá ser gasto exclusivamente em seu benefício, porque tais recursos serão analisados e colocados á disposição da comunidade e do órgão de controle, para que haja transparência na administração desses recursos.
O TCE juntamente com a população garantirá a correta aplicação dos recursos públicos, “do dinheiro do povo” e assim atender e beneficiar com obras e serviços que garantam uma vida digna e justa para todos! Portanto, seja um cidadão ativo e não passivo, - denuncie!

SIGA-NOS NO Google News