Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agricultores vão pedir renegociação de dívidas

Rede Rural - 05 de maio de 2006 - 10:13

As federações que integram o sistema da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil, a CNA, querem reunir, dia 16, representações de todos os estados numa manifestação nacional em Brasília. As lideranças rurais pretendem ir ao para se encontrar com deputados e senadores, no Congresso Nacional, com o objetivo de estimular o governo a tomar providências em relação à crise enfrentada pelos produtores do campo.

Terça-feira, durante reunião realizada em Goiânia, foram elaboradas as propostas a serem levadas ao Congresso Nacional. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Macel Caixeta, destaca entre elas a necessidade de prorrogação do pagamento de dívidas dos produtores por 20 anos, com três anos de carência. Também a vigênc ia de seguro agrícola aprovado pelo Congresso Nacional que ainda não foi disponibilizado aos produtores rurais, e a garantia de preço mínimo para a comercialização dos produtos agropecuários fazem parte das reivindicações.

Os juros são outro item da reivindicação que propõe crédito rural a juros equalizados de 8,75% ao ano. "Não adianta juros de mercado para a agricultura brasileira. Estamos orientando os produtores rurais a não pegarem esses recursos a juros diferenciados", afirma Macel Caixeta.

Antes de serem encaminhadas ao governo, as propostas precisam ser aprovadas pela CNA. Nota da Faeg afirma que "se as negociações destas propostas não prosperarem em tempo hábil para plantar a próxima safra e, a permanecer a condição de prejuízos e perda de renda, poderá haver forte redução na área plantada" na safra deste ano.

SIGA-NOS NO Google News