Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Adesão ao Fies termina hoje

Súsan Faria - Assessoria Ministério - 11 de julho de 2003 - 10:30

As instituições candidatas ao Financiamento Estudantil (Fies) da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) têm prazo só até hoje, dia 11, para fazer a adesão. As inscrições para estudantes estarão abertas a partir do dia 21 próximo e irão até 22 de agosto.
Instituições e estudantes devem fazer sua adesão pela Internet, no site do MEC ou no da Caixa Econômica Federal, agente operador e financeiro do sistema. O MEC é o responsável pela formulação da política do programa e pela supervisão de sua execução.
Por meio do Fies, o MEC oferece, hoje, apoio a 70 mil estudantes de universidades particulares. O aluno beneficiado tem financiamento de até 70% do valor das mensalidades, com juros fixos de 9% ao ano ou 0,72% ao mês.
De acordo com o diretor do Fies, Antônio Leonel da Silva Cunha, o programa tem característica social, além da financeira. "Na seleção dos alunos se dá oportunidade maior aos estudantes de cursos de licenciatura, aos egressos da escola pública e ao professor-aluno", explicou. O fator "egresso de escola pública" será usado para desempate de candidatos.
O MEC investirá R$ 140 milhões no financiamento de mensalidades neste segundo semestre. No último processo, 148.101 estudantes se inscreveram no Fies. Destes, 35.253 foram selecionados. Hoje, 1.370 instituições de ensino superior estão cadastradas no programa.

SIGA-NOS NO Google News