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Geral

A cachaça agora é marca nacional

Adriano Gaieski/Agência Brasil - 04 de outubro de 2003 - 10:28

O Brasil deu hoje um passo decisivo para registrar o nome Cachaça como marca nacional. É que o Diário Oficial da União publicou decreto presidencial número 4.851 revogando o de número 4.072 do ano passado. O decreto publicado hoje apresenta todas as especificidades da bebida e define o que é caipirinha. O decreto anterior não era claro a esse respeito e o Brasil acabava exportando Cachaça como Rum ou "outras bebidas destiladas".

De acordo com Ricardo da Cunha Cavalcanti Júnior, coordenador de inspeção vegetal do Ministério da Agricultura, a decisão brasileira já foi comunicada à Organização Mundial de Aduanas (OMA) e na próxima semana será enviado um documento à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ele informou que o Brasil produz por ano 1,3 bilhões de litros de cachaça e menos de 2% são exportados, principalmente para a Alemanha, França, Portugal, Japão e Estados Unidos.

Para Ricardo da Cunha, o Brasil não quer incentivar o uso de bebida alcoólica, "mas ocupar um nicho de mercado para um produto eminentemente nacional".

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