Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

20% de vagas para portadores de necessidades especiais

Agência Senado - 11 de outubro de 2003 - 08:39

O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) pediu ontem, em Plenário, apoio ao projeto de lei nº 382/2003, de sua autoria, que protege os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais em concursos públicos federais e provimento de cargos no serviço público federal, destinando a elas 20% das vagas em disputa.

Ele destacou que os portadores de deficiências representam 15% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), mas que o projeto reserva para eles 20% das vagas, em uma tentativa de amenizar injustiças históricas cometidas contra os portadores de necessidades especiais, sempre vítimas de preconceito e discriminação.

Pelo projeto, os candidatos portadores de deficiência física terão direito à isenção da taxa de inscrição, e a entidade promotora do concurso público federal será obrigada a oferecer condições de acesso e instalações físicas compatíveis com as necessidades especiais dos inscritos.

Tourinho fez um apelo ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Edison Lobão (PFL-MA), para que designe imediatamente um relator para o projeto, em homenagem ao Dia do Deficiente Físico, a ser comemorado neste sábado, 11.

O senador pela Bahia fez, ainda, um apelo aos senadores para a imediata aprovação do projeto, argumentando que a lei resultante dele contribuirá para que a sociedade brasileira se torne mais justa e menos desigual, permitindo que os portadores de necessidades especiais possam desenvolver melhor seu potencial e se inserir de forma mais digna na sociedade.

SIGA-NOS NO Google News