Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 21 de Fevereiro de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Cassilândia

Cassilândia: hoje tem eleição para Diretores da Rede Estadual de ensino; não esqueça de ir votar

Campanha eleitoral encerrou ontem e a votação acontecerá hoje, nas unidades escolares

Campo Grande News - 30 de novembro de 2023 - 11:20

Cassilândia: hoje tem eleição para Diretores da Rede Estadual de ensino; não esqueça de ir votar
Escolas Estaduais Hermelina Barbosa Leal, Rui Barbosa e São José, onde acontecerão as votações nesta quinta-feira em Cassilândia

Nesta quinta-feira (30), 313 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul vão eleger seus novos diretores e diretores adjuntos, que atuarão ao longo de quatro anos. Ao todo, são 769 candidatos, entre inscritos individuais (158) e chapas concorrentes (344), distribuídos nos 79 municípios do estado. A votação acontecerá na própria unidade escolar, com horários diferentes entre as instituições de ensino, porém entre 8h e 21h.

A campanha eleitoral encerrou nesta quarta-feira (29), conforme o cronograma estabelecido pela SED (Secretaria Estadual de Educação). É importante ressaltar que qualquer descumprimento do prazo estipulado ou das regras para a campanha poderá levar à nulidade da inscrição e à retirada do candidato ou chapa do processo eleitoral. As denúncias serão analisadas pela Comissão Escolar. Em Cassilândia, todas as chapas registradas compareceram no Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca nesta quarta-feira (29/11), onde puderam expor seus planos de trabalho.

Votação - A votação será organizada e supervisionada pela Comissão Escolar e acontecerá de forma contínua, sem interrupções nas atividades escolares regulares. Todos os membros da comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis, alunos, professores, coordenadores e administrativos, estão habilitados a exercer seu direito de voto.

A dinâmica do processo eleitoral segue a distribuição proporcional de votos entre os diversos segmentos da comunidade escolar. Os servidores efetivos, incluindo professores, especialistas de educação e servidores administrativos em exercício na unidade escolar, representam 50% do peso total dos votos.

Entretanto, aqueles em licença sindical ou que tenham desfrutado de licença superior a 90 dias nos 180 dias anteriores à eleição estão excluídos, com uma ressalva para a licença gestante.

Estudantes matriculados a partir do 8º ano e pais ou representantes legais têm, respectivamente, 25% cada um na composição do resultado final. Cabe ressaltar que, no caso dos pais ou representantes legais, apenas um deles exercerá o direito de voto, independentemente do número de filhos matriculados na escola.

É importante destacar que o processo eleitoral para diretores ocorre em 90% das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. São dispensadas da realização das eleições as unidades confessionais; as que ofertam, exclusivamente, educação para as pessoas privadas de liberdade; escolas cívico-militares; indígenas e o Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas; centros de educação infantil; centros estaduais de educação de jovens e adultos; e os Centros de Formação de Docentes; e Centro de Apoio Educacional da SED.

Apuração - Após o encerramento da votação, as urnas serão abertas na presença dos candidatos e fiscais, os votos serão contados, e os resultados serão inseridos no SAE (Sistema de Apuração de Eleições). O sistema calculará automaticamente a proporcionalidade para determinar o resultado final.

SIGA-NOS NO Google News