Cassilândia, Domingo, 17 de Fevereiro de 2019

Últimas Notícias

15/05/2011 17:07

Zoneamento agroecológico da Embrapa vai diversificar cultivos agrícolas em Mato Grosso do Sul

Alana Gandra, Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Embrapa Solos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sediada no Rio de Janeiro, concluiu este mês a segunda etapa do zoneamento agroecológico de Mato Grosso do Sul, o que equivale a 85 mil quilômetros quadrados (km²) ou 50% da área total do estado, cobrindo 33 municípios.

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a fazer um zoneamento desse tipo, disse à Agência Brasil o pesquisador da Embrapa Solos Nilson Rendeiro, coordenador do trabalho.

Elaborado a pedido do governo estadual, que investiu R$ 600 mil nas duas primeiras fases do projeto, o zoneamento agroecológico servirá de base para o planejamento territorial, no sentido de diversificar os cultivos agrícolas. As atividades dominantes em Mato Grosso do Sul, atualmente, são a pecuária e o plantio da soja.

“O zoneamento orienta o uso sustentável da terra”, frisou Rendeiro. “O trabalho é focado para dar maior opção para o agricultor e permitir planejar todo o estado”. Segundo o pesquisador, o levantamento feito até agora já permite visualizar as áreas de maior potencial para recursos naturais e as áreas de maior restrição ambiental.

Um dos pontos da pesquisa foi o levantamento de aptidão para mais de 15 culturas, incluindo, além da soja, abacaxi, banana, eucalipto, girassol, citros, goiaba, seringueira e milho, entre outras.

O zoneamento completo, abrangendo os 78 municípios do estado, depende ainda de negociação com o governo estadual, informou Nilson Rendeiro.

O Maranhão já demonstrou interesse em encomendar à Embrapa Solos um zoneamento agroecológico semelhante. Contatos já foram iniciados pelo governo maranhense.

Edição: Vinicius Doria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
06:30
Loterias
06:20
Loterias
Sexta, 15 de Fevereiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Quinta, 14 de Fevereiro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)