Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

10/08/2015 19:40

Zoneamento agrícola orienta plantio de dez culturas de verão

Agência Brasil

 

A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento encerrou hoje (10) a publicação de 194 portarias no Diário Oficial da União sobre Zoneamento Agrícola de Risco Climático no ano safra 2015/2016. Os documentos são relativos às culturas de algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja e sorgo em 23 estados e no Distrito Federal.

As portarias orientam os produtores sobre municípios aptos ao plantio e períodos mais adequados à semeadura das lavouras, além da relação de cultivares mais adaptadas para cada região. O produtor deve observar as indicações da secretaria para ter direito ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural.

O zoneamento agrícola é um instrumento auxiliar na gestão de riscos na agricultura, porque reduz os graus de dificuldade relacionados a fenômenos climáticos adversos, uma vez que permite ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.

As portarias são resultado de análises e modelagens de dados de clima e informações relacionadas às culturas, feitas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos e as séries históricas climáticas dos últimos 15 anos, no mínimo, são fornecidos pelo ministério a uma consultoria privada contratada para elaborar o calendário de plantio, por tipo de solo e cultivar, em cada município.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)