Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zoneamento agrícola orienta plantio de dez culturas de verão

Agência Brasil - 10 de agosto de 2015 - 19:40

A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento encerrou hoje (10) a publicação de 194 portarias no Diário Oficial da União sobre Zoneamento Agrícola de Risco Climático no ano safra 2015/2016. Os documentos são relativos às culturas de algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja e sorgo em 23 estados e no Distrito Federal.

As portarias orientam os produtores sobre municípios aptos ao plantio e períodos mais adequados à semeadura das lavouras, além da relação de cultivares mais adaptadas para cada região. O produtor deve observar as indicações da secretaria para ter direito ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural.

O zoneamento agrícola é um instrumento auxiliar na gestão de riscos na agricultura, porque reduz os graus de dificuldade relacionados a fenômenos climáticos adversos, uma vez que permite ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.

As portarias são resultado de análises e modelagens de dados de clima e informações relacionadas às culturas, feitas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos e as séries históricas climáticas dos últimos 15 anos, no mínimo, são fornecidos pelo ministério a uma consultoria privada contratada para elaborar o calendário de plantio, por tipo de solo e cultivar, em cada município.

SIGA-NOS NO Google News