Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

21/07/2007 07:23

Zonas de Processamento de Exportação: sacionada com veto

Mylena Fiori/ABr

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (20), com vetos, as mudanças na legislação para as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). A lei será publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (23) e altera os regimes tributário, cambial e administrativo das ZPEs.

O projeto tramitou durante 11 anos no Congresso Nacional e foi aprovado no dia 26 de junho pelo Senado, após acordo do relator na Comissão de Assuntos Econômicos, Tasso Jereissati (PSDB-CE), com os demais senadores e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Pelo acordo, o presidente Lula faria cinco vetos ao projeto e, em contrapartida, encaminharia ao Congresso uma medida provisória complementar, com correções de ordem tributária.

A Casa Civil não informou o número de vetos, mas confirmou que são, em sua maioria, vetos técnicos, feitos com base em pareceres do Ministério da Fazenda. Também informou que a Fazenda estuda medidas para recompor o que foi vetado no projeto.

As ZPEs são distritos industriais criados para a instalação de empresas voltadas essencialmente ao mercado externo, que operam com regime fiscal, cambial e administrativo diferenciado em relação às demais empresas do país. Entre os incentivos fiscais previstos pela legislação estão a isenção de impostos e contribuições federais, como o Imposto de Importação (IPI) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), além de liberdade cambial, ou seja: as empresas não são obrigadas a reverter em reais os lucros obtidos com exportações.

No Brasil, a legislação sobre as ZPEs foi aprovada no governo do ex-presidente José Sarney e resultou na criação, entre 1988 e 1994, de 17 delas. Deste total, apenas quatro tiveram a infra-estrutura concluída e ainda aguardam autorização da Receita Federal para começar a funcionar efetivamente.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)