Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zona Eleitoral corre risco de ser extinguida em 60 dias

Jovem Sul Newa - 20 de maio de 2017 - 07:07

Na última terça-feira, 16, foi publicada pelo Ministro Gilmar Mendes, a portaria do TSE 372, do dia 12 de maio, onde estabelece ajustes aos Tribunais Regionais Eleitorais, para enquadrar na Resolução TSE nº 23.422, de 06 de maio de 2014.

A portaria TSE 372, estabelece que sejam extinguidas todas as Zonas Eleitorais localizadas no interior do estado que não se enquadrem aos requisitos estabelecidos artigo 3º. Da resolução nº 23.422.

Segundo a resolução, a Zona Eleitoral de Chapadão do Sul pode ser extinguida no prazo de 60 dias, pois não se enquadra nos requisitos estabelecidos devido ao número de eleitores e tamanho populacional do município, que para a região Centro-oeste deve ser:

Municípios com densidade demográfica até 3 hab/km2: 14.000 (quatorze mil) eleitores;

Municípios com densidade demográfica entre 3 hab/km2 e 6 hab/km2: 17.000 (dezessete mil) eleitores;

Municípios com densidade demográfica entre 6 hab/km2 e 15 hab/km2: 25.000 (vinte e cinco mil) eleitores;


Municípios com densidade demográfica superior a 15 hab/km2: 30.000 (trinta mil) eleitores.

Caso não haja intervenção política e social, mais de 28 Zonas Eleitorais no estado de MS, poderão se extinguidas. Em Mato Grosso do Sul são 54 ao todo.

Na tarde de ontem, 18, o Juiz Eleitoral, Dr. Silvio Prado se reuniu com o Poder Legislativo, Executivo e imprensa local para comunicar sobre a situação.

Outra cidade vizinha também corre o risco de ser extinta, como é o caso de Cassilândia, assim, Paraíso das Águas, que pertencia à Zona Eleitoral de Chapadão do Sul, também deverá ter outra sede. Fazendo com que Chapadão do Sul, Cassilândia e Paraíso das Águas fossem incorporadas à Zona Eleitoral de Costa Rica.

Está agendada para os próximos dias uma reunião entre as autoridades municipais de Cassilândia, Chapadão do Sul, e Paraíso das Águas com o TRE, governo e deputados, para que possam alcançar uma solução que venha beneficiar os eleitores.

Jovemsulnews/Evelyn Vital

NR: a juíza Eleitoral de Cassilândia Luciane Buriasco Isquerdo, em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, confirmou a informação. Também entende que a vontade política poderá impedir o fechamento. Judicialmente, os juízes estão tomando providências.

SIGA-NOS NO Google News