Cassilândia, Terça-feira, 30 de Maio de 2017

Últimas Notícias

20/05/2017 07:07

Zona Eleitoral corre risco de ser extinguida em 60 dias

Jovem Sul Newa

Na última terça-feira, 16, foi publicada pelo Ministro Gilmar Mendes, a portaria do TSE 372, do dia 12 de maio, onde estabelece ajustes aos Tribunais Regionais Eleitorais, para enquadrar na Resolução TSE nº 23.422, de 06 de maio de 2014.

A portaria TSE 372, estabelece que sejam extinguidas todas as Zonas Eleitorais localizadas no interior do estado que não se enquadrem aos requisitos estabelecidos artigo 3º. Da resolução nº 23.422.

Segundo a resolução, a Zona Eleitoral de Chapadão do Sul pode ser extinguida no prazo de 60 dias, pois não se enquadra nos requisitos estabelecidos devido ao número de eleitores e tamanho populacional do município, que para a região Centro-oeste deve ser:

Municípios com densidade demográfica até 3 hab/km2: 14.000 (quatorze mil) eleitores;

Municípios com densidade demográfica entre 3 hab/km2 e 6 hab/km2: 17.000 (dezessete mil) eleitores;

Municípios com densidade demográfica entre 6 hab/km2 e 15 hab/km2: 25.000 (vinte e cinco mil) eleitores;


Municípios com densidade demográfica superior a 15 hab/km2: 30.000 (trinta mil) eleitores.

Caso não haja intervenção política e social, mais de 28 Zonas Eleitorais no estado de MS, poderão se extinguidas. Em Mato Grosso do Sul são 54 ao todo.

Na tarde de ontem, 18, o Juiz Eleitoral, Dr. Silvio Prado se reuniu com o Poder Legislativo, Executivo e imprensa local para comunicar sobre a situação.

Outra cidade vizinha também corre o risco de ser extinta, como é o caso de Cassilândia, assim, Paraíso das Águas, que pertencia à Zona Eleitoral de Chapadão do Sul, também deverá ter outra sede. Fazendo com que Chapadão do Sul, Cassilândia e Paraíso das Águas fossem incorporadas à Zona Eleitoral de Costa Rica.

Está agendada para os próximos dias uma reunião entre as autoridades municipais de Cassilândia, Chapadão do Sul, e Paraíso das Águas com o TRE, governo e deputados, para que possam alcançar uma solução que venha beneficiar os eleitores.

Jovemsulnews/Evelyn Vital

 

NR: a juíza Eleitoral de Cassilândia Luciane Buriasco Isquerdo, em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, confirmou a informação. Também entende que a vontade política poderá impedir o fechamento. Judicialmente, os juízes estão tomando providências.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 30 de Maio de 2017
Segunda, 29 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)