Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

20/05/2017 07:07

Zona Eleitoral corre risco de ser extinguida em 60 dias

Jovem Sul Newa

Na última terça-feira, 16, foi publicada pelo Ministro Gilmar Mendes, a portaria do TSE 372, do dia 12 de maio, onde estabelece ajustes aos Tribunais Regionais Eleitorais, para enquadrar na Resolução TSE nº 23.422, de 06 de maio de 2014.

A portaria TSE 372, estabelece que sejam extinguidas todas as Zonas Eleitorais localizadas no interior do estado que não se enquadrem aos requisitos estabelecidos artigo 3º. Da resolução nº 23.422.

Segundo a resolução, a Zona Eleitoral de Chapadão do Sul pode ser extinguida no prazo de 60 dias, pois não se enquadra nos requisitos estabelecidos devido ao número de eleitores e tamanho populacional do município, que para a região Centro-oeste deve ser:

Municípios com densidade demográfica até 3 hab/km2: 14.000 (quatorze mil) eleitores;

Municípios com densidade demográfica entre 3 hab/km2 e 6 hab/km2: 17.000 (dezessete mil) eleitores;

Municípios com densidade demográfica entre 6 hab/km2 e 15 hab/km2: 25.000 (vinte e cinco mil) eleitores;


Municípios com densidade demográfica superior a 15 hab/km2: 30.000 (trinta mil) eleitores.

Caso não haja intervenção política e social, mais de 28 Zonas Eleitorais no estado de MS, poderão se extinguidas. Em Mato Grosso do Sul são 54 ao todo.

Na tarde de ontem, 18, o Juiz Eleitoral, Dr. Silvio Prado se reuniu com o Poder Legislativo, Executivo e imprensa local para comunicar sobre a situação.

Outra cidade vizinha também corre o risco de ser extinta, como é o caso de Cassilândia, assim, Paraíso das Águas, que pertencia à Zona Eleitoral de Chapadão do Sul, também deverá ter outra sede. Fazendo com que Chapadão do Sul, Cassilândia e Paraíso das Águas fossem incorporadas à Zona Eleitoral de Costa Rica.

Está agendada para os próximos dias uma reunião entre as autoridades municipais de Cassilândia, Chapadão do Sul, e Paraíso das Águas com o TRE, governo e deputados, para que possam alcançar uma solução que venha beneficiar os eleitores.

Jovemsulnews/Evelyn Vital

 

NR: a juíza Eleitoral de Cassilândia Luciane Buriasco Isquerdo, em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, confirmou a informação. Também entende que a vontade política poderá impedir o fechamento. Judicialmente, os juízes estão tomando providências.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)