Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ZIKA: Repelente não deve ser única medida preventiva de mosquito transmissor,

Agência do Rádio - 03 de dezembro de 2015 - 12:09

Gestantes de todo o país devem estar atentas aos cuidados que devem ser tomados durante o surto de casos suspeitos de microcefalia que já atingiu 13 estados e o Distrito Federal, de acordo com o ministério da Saúde. O ministério informou que a anomalia está relacionada ao zika vírus, que é transmitido pelo mosquito aedes aegypt, o mesmo causador da dengue. O médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carlos Henrique Milhomens, explica que além do repelente, é necessário que as grávidas utilizem telas e mosqueteiros para se protegerem das picadas.

“O repelente é uma das medidas de proteção contra o mosquito. Entretanto, ele não deve ser utilizado como medida individual. A gente dá ênfase também na proteção mecânica, no uso de telas e mosqueteiro. Porque o repelente tem uma eficácia com duração em torno de duas horas. No caso dos repelentes de maneira geral, a gente tem, para a gravidez, os repelentes que são feitos à base de uma substância chamada IR 3535, e também os repelentes à base de citronela, que também é uma substância natural que pode ser usada na gravidez.”

 De acordo com o dermatologista Carlos Milhomens, antes de tomar qualquer decisão, a gestante deve procurar o médico, para que ela seja avaliada e siga a receita de medicamentos e repelentes dadas pelo médico. O ministério da Saúde lembra que as grávidas não devem interromper o pré-natal e sim, prosseguir com todos os exames recomendados pelo médico. Até o momento, foram notificados mil duzentos e 48 casos suspeitos de microcefalia no país.

Reportagem, Sara Rodrigues

SIGA-NOS NO Google News