Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zerar lista de espera por transplante de córnea em MS

Agência do Rádio - 07 de março de 2006 - 06:59

Milhares de pessoas precisam de um transplante de órgãos ou de tecidos no Brasil para ter mais qualidade de vida ou mesmo sobreviver. No Mato Grosso do Sul, a lista de espera em 2005 era de 435 pacientes. Do total, 147 aguardavam uma córnea. A meta do Ministério da Saúde, até 2007, é zerar a fila de espera por um transplante de córnea e reduzir à metade as filas de espera por medula óssea e órgãos como rim, coração, pâncreas, pulmão e fígado. O coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Roberto Schlindwein destaca a estratégia que vai ser utilizada para alcançar as metas.

"Há um trabalho dentro do Sistema Nacional de Transplantes junto com os hospitais e Centrais Estaduais de Transplante no sentido de se tentar diminuir drasticamente a lista de espera para o transplante de córneas através de uma atividade mais intensa de captação e oferta de córneas. A nossa população tem se mostrado muito favorável à doação de órgãos e tecidos. E nós temos que estar preparados para oferecer essa possibilidade às familias, a possibilidade da doação de órgãos principalmente doação de córneas na tentativa de zerar essa lista de espera."

O Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes. Só no ano passado foram realizados 16.699 procedimentos. No mesmo ano, 56.643 pessoas aguardaram um transplante. A quantidade é menor se comparada à de 2004, quando havia 63 mil pacientes na lista de espera.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News