Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca volta a presidir o Codesul

João Prestes/APn - 08 de agosto de 2003 - 16:17

O governador Zeca do PT volta a cumprir outro mandato no Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), organismo que reúne os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Zeca já presidiu o Conselho entre fevereiro de 2000 e fevereiro de 2001, passando a incumbência para o então governador do Paraná, Jaime Lerner. O atual presidente é o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB). O governador Zeca reassume a presidência dentro do critério de alternância entre os governadores dos Estados que formam o organismo.
O Codesul foi criado em 15 de junho de 1961, pelos governadores dos três Estados do Sul do Brasil, que instituíram na mesma data o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE). O objetivo era buscar soluções aos históricos problemas de desequilíbrio regional no País. Em 1992, Mato Grosso do Sul foi incorporado ao Codesul, o que fortaleceu a integração e a reivindicação conjunta dos quatro Estados expostos a um tratamento desigual.
Coube ao Codesul promover o levantamento das necessidades da região, entrosando os planejamentos estaduais, regionais e o nacional. O órgão desenvolve, também, relações internacionais objetivando a integração e o intercâmbio em áreas de mútuo interesse. Com o Mercosul, por exemplo, busca articular uma série de projetos que garantam a inserção competitiva dos quatro Estados nesse Mercado, em segmentos econômicos como agricultura, indústria, comércio e serviços, infra-estrutura, turismo e tecnologia.

SIGA-NOS NO Google News