Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca vai assumir presidência do Codesul pela segunda vez

João Prestes/APn - 27 de fevereiro de 2004 - 09:37

O governador Zeca do PT reassume, dia 12 de março, a presidência do Codesul, o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. O ato de posse acontecerá em Corumbá e deve contar com as presenças dos outros governadores da área de abrangência do conselho: Germano Rigotto (PMDB), do Rio Grande do Sul; Roberto Requião (PMDB), do Paraná; Luiz Henrique (PMDB), de Santa Catarina.

A presidência do Codesul é alternada anualmente entre os governadores dos quatro estados. O atual presidente é o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto.

É a segunda vez que o governador Zeca do PT vai assumir a presidência do conselho, organismo que objetiva a implementação de projetos para desenvolver a região. Zeca presidiu o Codesul de fevereiro de 2000 a fevereiro de 2001.

O conselho foi criado em 15 de junho de 1961, pelos governadores dos três estados do Sul do Brasil, que instituíram na mesma data o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE).

O objetivo era buscar soluções aos históricos problemas de desequilíbrio regional no País. Em 1992, Mato Grosso do Sul foi incorporado ao Codesul, o que fortaleceu a integração e a reivindicação conjunta dos quatro estados expostos a um tratamento desigual.

Coube ao Codesul promover o levantamento das necessidades da região, entrosando os planejamentos estaduais, regionais e o nacional. O órgão desenvolve, também, relações internacionais, objetivando a integração e o intercâmbio em áreas de mútuo interesse. Com o Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), por exemplo, busca articular uma série de projetos que garantam a inserção competitiva dos quatro estados nesse bloco em segmentos econômicos como agricultura, indústria, comércio e serviços, infra-estrutura, turismo e tecnologia.

SIGA-NOS NO Google News