Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca vai 2ª feira à conferência da ONU sobre comércio

Agência Popular - 13 de junho de 2004 - 09:42

O governador Zeca do PT participa segunda-feira, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, ao lado do presidente Lula, da 11ª Conferência da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento). Lula fez o convite ao governador Zeca, que segunda-feira à tarde se reúne com os presidentes dos países que integram o Mercosul. A Conferência das Nações Unidas, que começa neste domingo e vai até a próxima sexta-feira, reúne chefes de estado e de governo e representantes de mais de 70 países. O aumento da integração entre os países em desenvolvimento será o centro dos debates do encontro.

Os países em desenvolvimento vão tentar ressuscitar na reunião da Unctad um acordo firmado em 1989 e que estabelece um modelo de tarifas preferenciais para cerca de 40 membros. O SGPC (Sistema Global de Preferências Comerciais) foi assinado há 15 anos, por cerca de 40 membros do G-77 (grupo de países em desenvolvimento), e amarga poucos avanços por parte dos signatários. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defende a revitalização do que chama de "um importante mecanismo de integração".

Em linhas gerais, o sistema estabelece modelos de tarifas preferenciais para os seus integrantes. Para arregimentar mais adeptos, uma resolução definitiva sobre o modelo negociador deve sair no final do ano, para dar espaço ao ingresso de outros países. Um dos parceiros mais cobiçados é a China, que não é signatária do acordo. O ressurgimento das discussões sobre o sistema de preferências tarifárias entre os países em desenvolvimento tem um forte viés econômico.

Dados da Unctad revelam que o volume de comércio entre esses países têm crescido a taxas anuais ao redor de 11%, acima do dobro do volume médio global. Mais: 40% das exportações dos países em desenvolvimento vão para os seus pares. Diante disso, a Unctad projeta que uma redução média de 50% das tarifas dos países que atualmente participam do SGPC poderia gerar um acréscimo de US$ 15,5 bilhões no comércio dos países em desenvolvimento.

SIGA-NOS NO Google News