Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

27/09/2003 04:51

Zeca sanciona lei criando dois novos municípios

Anderson Viegas/APn

O governador Zeca do PT sanciona na segunda-feira, 29, às 8h30, no auditório da Governadoria, as leis que emancipam os distritos de Paraíso das Águas de Costa Rica e de Figueirão de Camapuã, aumentando de 77 para 79 o número de municípios do Estado.

A sanção das leis criando os municípios acontece após plebiscitos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) terem apurado que a população dos distritos é favorável à emancipação e após os projetos de lei de criação das novas cidades terem sido aprovados por unanimidade na sessão extraordinária da Assembléia Legislativa desta sexta-feira.

O projeto de lei que emancipa o distrito de Figueirão é de autoria do deputado estadual Akira Otsubo (PTB) e do ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cícero de Souza, enquanto que o projeto de criação do município de Paraíso das Águas, é assinado por ambos e pelo deputado estadual Ary Rigo (PDT), líder do governo do Estado na Assembléia Legislativa.

Vontade popular – O plebiscito de Figueirão aconteceu no dia 14 de setembro, e participaram da votação moradores de Camapuã e de Costa Rica. Dos 11.603 votos válidos, apurados pelo TRE-MS, 97,84% o equivalente a 11.352 pessoas votaram a favor da emancipação do distrito e 2,16% o que representa 251 pessoas, contra.

Já o plebiscito da emancipação de Paraíso das Águas aconteceu no domingo passado, 21 de setembro, com a participação da população de Costa Rica, Chapadão do Sul e Água Clara. Segundo o TRE-MS, dos 12.180 votos válidos, 96,34%, ou 11.734 foram pró-emancipação e 3,66% contra.

O TRE-MS homologou na quinta-feira, dia 25, o resultado do plebiscito que demonstrou que a população dos dois distritos estava a favor do desmembramento, e hoje em sessão extraordinária a Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade a criação dos dois municípios. Participarão da votação, que foi acompanhada do plenário por cerca de 200 moradores de Figueirão e Paraíso das Águas, 18 deputados.

Com a sanção do governador as leis de emancipação na segunda-feira, acontecerá no próximo ano à eleição para os cargos de prefeito e de vereadores dos dois municípios e em 2005 com a posse dos eleitos será efetivada de fato a criação de Figueirão e Paraíso das Águas.

Os novos municípios – Figueirão está distante aproximadamente 120 quilômetros de Camapuã, possui uma população de aproximadamente 4,2 mil pessoas, e economia baseada na pecuária. Já Paraíso das Águas, tem cerca de 4,3 mil habitantes e conta com a agricultura e pecuária como base da economia.

Para obter a emancipação os dois distritos cumpriram antes uma série de pré-requisitos estipulados pela constituição federal, como possuir mais de quatro mil habitantes, ter uma arrecadação mínima equivalente a um milésimo da receita do Estado, e possuir no mínimo 10% dos eleitores das cidades de onde pretendiam se desmembrar.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Quinta, 24 de Setembro de 2020
14:18
Luto
Quarta, 23 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)