Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca envia projeto das usinas à Assembléia Legislativa

Fabiana Silvestre/Campo Grande News - 01 de setembro de 2005 - 06:37

O governador Zeca do PT encaminhou hoje à Assembléia Legislativa projeto de lei que altera a lei nº 328, de 1982, autorizando a instalação de usinas na região pantaneira de Mato Grosso do Sul.

Durante ato de assinatura de convênios e lançamento de obras em Coxim, município à 266 km de Campo Grande, Zeca afirmou que não teme um possível “desgaste” político com a proposta, que considera determinante para o desenvolvimento econômico da região norte do Estado. “Não tenho medo do desgaste, não me envergonho do projeto e nem estou pedindo para que seja votado de sopetão. Vamos chamar especialistas, dialogar e debater o assunto”, afirmou.

Zeca disse que a lei precisa se adequar à realidade, já que, atualmente, o vinhoto e o bagaço – subprodutos da cana-de-açúcar – não representariam prejuízos ao meio ambiente. “Nos anos 80 tinha risco. Eu lembro, eu estava nas ruas, nos meus tempos de sindicalista, protestando contra as usinas em Bodoquena. Hoje, o vinhoto é adubo e o bagaço é energia”, analisou.

O governador afirmou ainda que cabe aos deputados estaduais fomentar o debate sobre o polêmico projeto, chamando à discussão ambientalistas e pesquisadores.

Tradicionalmente contrário à instalação de usinas na região pantaneira, o governador vinha sendo pressionado por prefeitos da região norte, que se diziam prejudicados economicamente com a proibição. No início do mês, Zeca informou que enviaria proposta de alteração da lei à Assembléia.

As afirmações de Zeca nesta quarta-feira foram feitas no Clube dos Oficiais de Coxim. Também participaram do ato o prefeito Moacir Khol (PDT), os secretários estaduais Antônio Braga (Justiça e Segurança Pública), Dagoberto Nogueira Filho (Produção e Turismo) e o deputado Paulo Corrêa (PL).

SIGA-NOS NO Google News