Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/04/2004 08:18

Zeca do PT vai levar Carta de Mejillones a Lula hoje

Edmir Conceição/APn

O governador Zeca do PT vai levar ao presidente Luiz Inácio Lula, hoje, a Carta de Mejillones, com as decisões tomadas no Encontro Extraordinário Internacional Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul0. O documento, divulgado no encerramento do encontro, em Mejillones (cidade localizada em Antofagasta, II Região do Chile) sugere a articulação dos estados, províncias e departamentos do Norte da Argentina e Chile, Paraguai e Bolívia para assegurar recursos a obras de infra-estrutura viária, em todos os modais – rodoferroviário, aeroportuário e marítimo.

As cartas e declarações conjuntas dos encontros de Campo Grande, Tucuman, Salta e Mejillones também serão levadas para a reunião multilateral do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), que acontecerá em julho. O governador Zeca do PT defendeu, e consta da Carta de Mejillones, a necessidade do apoio dos presidentes de quatro países sul-americanos.

“Vamos sair do discurso e da teoria e partir para a prática”, enfatizou o governador Zeca para uma grande platéia de autoridades estrangeiras. Lula é o principal pregador da integração da América Latina e seus recentes encontros com os presidentes da Bolívia, Argentina, Paraguai e Chile motivam os governadores de estados, províncias e departamentos situados do Centro-Oeste da América do Sul.

O administrador regional de Antofagasta, Jorge Molina Carcamo, disse, no fim do encontro de Mejillones, que nunca houve condições e disposição política tão favoráveis como agora. “Temos que nos integrar não apenas física e economicamente. O intercâmbio pode se ampliar no esporte, na cultura e no campo da tecnologia.”

As propostas do governador Zeca foram aplaudidas, especialmente no sentido de fortalecer o comitê de governadores, convocar BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), CAF (Corporação Andina de Fomento) e Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) para se incorporarem ao processo de integração física, financiando a asfalto e recuperação de ferrovias.

Para o administrador de Antofagasta, a II Região do Chile, Jorge Molina, as articulações no âmbito do Mercosul e Zicosul, cada vez mais intensas e harmônicas, mostram que existe um processo de confiança mútua. Ele defendeu a manutenção do diálogo, reversão de valores sociais, parceria público-privada e “uma América do Sul mais solidária”.

Os governadores das províncias argentinas de Salta, Juan Carlos Romero, e do Chaco, Roy Nikish, além de Walter Barrinueno, vice-governador da Província de Jujuy (Norte da Argentina) estão convencidos de que a rota bioceânica, inclusive a ligação ferroviária Santos–Antofagasta, é o eixo principal da integração econômica, a partir da qual se desencadeará o desenvolvimento social. A porta de entrada dos produtos do Centro-Oeste da América do Sul aos mercados da Ásia está aberta: o megaporto de Mejillones.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)