Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

29/04/2004 08:18

Zeca do PT vai levar Carta de Mejillones a Lula hoje

Edmir Conceição/APn

O governador Zeca do PT vai levar ao presidente Luiz Inácio Lula, hoje, a Carta de Mejillones, com as decisões tomadas no Encontro Extraordinário Internacional Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul0. O documento, divulgado no encerramento do encontro, em Mejillones (cidade localizada em Antofagasta, II Região do Chile) sugere a articulação dos estados, províncias e departamentos do Norte da Argentina e Chile, Paraguai e Bolívia para assegurar recursos a obras de infra-estrutura viária, em todos os modais – rodoferroviário, aeroportuário e marítimo.

As cartas e declarações conjuntas dos encontros de Campo Grande, Tucuman, Salta e Mejillones também serão levadas para a reunião multilateral do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), que acontecerá em julho. O governador Zeca do PT defendeu, e consta da Carta de Mejillones, a necessidade do apoio dos presidentes de quatro países sul-americanos.

“Vamos sair do discurso e da teoria e partir para a prática”, enfatizou o governador Zeca para uma grande platéia de autoridades estrangeiras. Lula é o principal pregador da integração da América Latina e seus recentes encontros com os presidentes da Bolívia, Argentina, Paraguai e Chile motivam os governadores de estados, províncias e departamentos situados do Centro-Oeste da América do Sul.

O administrador regional de Antofagasta, Jorge Molina Carcamo, disse, no fim do encontro de Mejillones, que nunca houve condições e disposição política tão favoráveis como agora. “Temos que nos integrar não apenas física e economicamente. O intercâmbio pode se ampliar no esporte, na cultura e no campo da tecnologia.”

As propostas do governador Zeca foram aplaudidas, especialmente no sentido de fortalecer o comitê de governadores, convocar BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), CAF (Corporação Andina de Fomento) e Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) para se incorporarem ao processo de integração física, financiando a asfalto e recuperação de ferrovias.

Para o administrador de Antofagasta, a II Região do Chile, Jorge Molina, as articulações no âmbito do Mercosul e Zicosul, cada vez mais intensas e harmônicas, mostram que existe um processo de confiança mútua. Ele defendeu a manutenção do diálogo, reversão de valores sociais, parceria público-privada e “uma América do Sul mais solidária”.

Os governadores das províncias argentinas de Salta, Juan Carlos Romero, e do Chaco, Roy Nikish, além de Walter Barrinueno, vice-governador da Província de Jujuy (Norte da Argentina) estão convencidos de que a rota bioceânica, inclusive a ligação ferroviária Santos–Antofagasta, é o eixo principal da integração econômica, a partir da qual se desencadeará o desenvolvimento social. A porta de entrada dos produtos do Centro-Oeste da América do Sul aos mercados da Ásia está aberta: o megaporto de Mejillones.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)