Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca do PT cumpre agenda de cinco dias na Europa

19 de junho de 2005 - 09:52



A partir da segunda-feira da próxima semana, dia 27 de junho, o governador Zeca do PT terá intensa agenda durante cinco dias seguidos na Europa. Turismo, indústria farmacêutica, fábricas de alimentos, embalagens, grãos e carne serão os temas centrais das reuniões que serão realizadas com empresários, investidores, operadoras de turismo, importadores de carne e banqueiros no período de 27 de junho (segunda-feira) a 1º de julho (sexta-feira) em Lisboa, Portugal, Junta de Castilla y Leon, na Espanha, e Londres, Inglaterra. O governador Zeca fará palestras, visitará centros tecnológicos e terá encontros com autoridades, além de reuniões promovidas pelas Câmaras de Comércio e embaixadas do Brasil nos três países.

Zeca vai mostrar nesta nova viagem à Europa, um Estado aberto à industrialização. “Precisamos agregar valor à nossas matérias-primas, desenvolver o ecoturismo”. A viagem de uma semana a Portugal, Espanha e Inglaterra, segundo o governador, é resultado da primeira investida, que teve como principais avanços os contatos nos Estados Unidos com a Internacional Paper, em relação à fábrica de Três Lagoas, e a reunião em Londres com a diretoria da Rio Tinto, quanto à ampliação da lavra do minério de ferro e o compromisso do grupo anglo-australiano de investir no pólo siderúrgico de Corumbá.

A agenda começa no dia 27, por Portugal. Estão programadas reuniões com executivos dos bancos EFISA e BANIF, Grupos Pestana (rede de hotéis) e Espírito Santo (turismo), além da indústria farmacêutica Haviome. O governador encerra a parte da manhã com apresentação sobre as potencialidades econômicas e os recursos naturais de Mato Grosso do Sul. À tarde o governador participa de seminário de turismo com operadoras, imprensa e companhias aéreas.

No dia 28, terça-feira, o governador e sua comitiva seguem para Valladolid, capital da Justa de Castilla ey Leon, na Espanha. Seu primeiro compromisso será às 18 horas, na sede da Excal. Às 20 horas será homenageado pelo vice-presidente da Junta, que também é conselheiro de Emprego e Economia, em uma das “bodegas” mais emblemáticas da região.

Zeca manteve os primeiros contatos com a Excal em Miami, durante seminário promovido pela Fispal. O grupo está em processo de expansão de seus escritórios no mundo e quer intermediar cooperação econômica, tanto na área de comércio quanto no setor industrial e de investimentos privados; intercâmbio tecnológico e científico e troca de informações sobre os mercados mundiais. “Há 16 mil indústrias na Espanha interessadas em se expandir na América do Sul”, diz Alberto Esgueva”, chefe-executivo do grupo espanhol.

No dia 29, quarta-feira, o governador Zeca ser reúne às 11 horas com o Conselho e Cultura e Turismo, almoça com empresários e faz palestra. No final da tarde visita o Parque Tecnológico de Boecillo.

No dia 30, quinta-feira, o governador embarca para Londres, onde participa no final da tarde de seminário sobre turismo, promovido pela Embaixada do Brasil e Embratur, em enfoque para o Trem do Pantanal. O governador também falará para publicação inglesa especializada em turismo, que prepara reportagem sobre o Pantanal.

No dia 1º de julho, sexta-feira, o governador participa pela manhã de reunião com exportadores e importadores de carne e depois almoça com membros da Câmara de Comércio Brasil-Reino Unido no Hotel Meliá White House at Regent´s Park. No meio da tarde o governador Zeca participa de reunião com investidores interessados em participar do programa de biodiesel, juntamente com o secretário de área comercial da Embaixada brasileira, Alberto Luiz Pinto Coelho Fonseca.

O governador Zeca do PT embarca de retorno ao Brasil na noite de sábado, 2 de julho. Acompanham o governador Zeca do PT o deputado estadual Paulo Corrêa (PL), presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa, o secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira, e a presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, além de dois assessores na área técnica.

SIGA-NOS NO Google News