Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca diz que Funai negociará desocupação de terras em MS

Ana Paula Marra e Nelson Motta/ABr - 15 de janeiro de 2004 - 08:46

O presidente da Fundação Nacional do Índio, Mércio Pereira Gomes, irá amanhã ao Mato Grosso do Sul para negociar a desocupação das fazendas invadidas por índios guaranis. “A ida do presidente da Funai busca uma resolução pacífica do conflito de terras entre índios e fazendeiros”, explicou ontem o governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, que esteve em Brasília para tratar do assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Zeca do PT, desde o fim do ano passado, a área total invadida chega a 1.250 hectares. Cerca de 2,5 mil índios estão envolvidos no conflito. Desse total, 800 vieram do Paraguai. Os índios guaranis reivindicam ampliação e demarcação das terras no estado.

Na quarta-feira, de acordo com relato do governador, houve tiroteio entre índios e fazendeiros. Não houve morte na região. Sobre a viagem do presidente da Funai ao estado, o governador explicou se tratar de uma saída emergencial para o conflito."O objetivo é retirar os índios das terras ocupadas o mais rápido possível e sem usar da violência", explicou. Ele reforçou, inclusive, que há decisão judicial determinando a devolução de terras aos proprietários.

“É preciso definitivamente que estas questões não sejam mais tratadas em função da crise momentânea. Precisamos encontrar soluções definitivas para o confronto indígena no país”, defendeu Zeca do PT.

SIGA-NOS NO Google News