Cassilândia, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

01/11/2006 13:52

Zeca deve obter aval para pagar 13º com verba dos fundos

Graciliano Rocha / Campo Grande News

O governador Zeca do PT não deve encontrar dificuldades para aprovar, na Assembléia Legislativa, o projeto de lei que permite ao Executivo usar dinheiro dos fundos com destinação específica – como o Fundersul (estradas) e o FIS (assistência social) e outros – para pagar o 13º salário dos servidores estaduais.

Pelo menos é o que acredita a maior parte dos deputados que estava na sessão de hoje da Assembléia. Até mesmo parlamentares de oposição já se declararam favoráveis à proposta.

“É difícil ficar contra isso, é o salário dos servidores, e os fundos foram criados por este governo para financiar políticas formuladas por este governo. Caberá ao próximo governo avaliar qual será o futuro dos fundos”, disse Pedro Kemp (PT), líder do governo na Assembléia.

O projeto de lei que chegou ontem à Casa prevê a desvinculação dos fundos de sua destinação inicial. Com isso, o governador poderá usar dinheiro do caixa dos fundos de infra-estrutura, assistência social, esporte e do Detran para fechar a conta do 13º.

O projeto de lei diz que fundos da educação e saúde ficam fora da desvinculação porque são constitucionais. O texto da proposta não especifica se o Fundo de Ciência e Tecnologia será ou não usado para o pagamento de salários – a Constituição Estadual estabelece que 0,5% da receita corrente líquida seja destinada à compor um fundo para financiar o setor.

O dinheiro dos fundos não é suficiente para pagar todo o 13º (R$ 88 milhões). Fontes da Serc (Secretaria de Estado de Receita e Controle) afirmaram hoje que a desvinculação deverá render entre R$ 20 e 25 milhões.

“Sou totalmente a favor, folha de pagamento é sagrada”, afirmou a deputada estadual Bela Barros (PDT). Opinião similar tem o deputado Pastor Barbosa – do PMDB, principal partido da oposição ao atual governo. Barbosa disse que votará a favor.

“Nem acredito que vão usar dinheiro do Fundersul, porque ali não tem mais dinheiro. Como garantiram que não vão mexer em educação e saúde, vou votar a favor do projeto”, disse Barbosa.

O petista Pedro Teruel também prevê uma tramitação sem sobressaltos até a aprovação da proposta governista. “Os fundos de qualquer maneira tiram dinheiro da fonte 00 (arrecadação tributária) e não há problema nenhum em que sejam usados para pagar o 13º, que é uma prioridade”, disse.

O único parlamentar a declarar-se contra a proposta hoje foi José Teixeira (PFL). “Eu olho com tristeza para essa proposta, as estradas estão intransitáveis. O atual governo arrecadou o dinheiro para algo específico, que no caso do Fundersul era para consertar estradas, e não consertou. Os produtores fizeram um sacrifício contra a sua vontade e agora o dinheiro vai para o 13º”, disse Teixeira, ao declarar-se contrário. Segundo ele, o governo programou mal suas contas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Janeiro de 2017
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Domingo, 15 de Janeiro de 2017
12:53
Cassilândia
10:50
Loterias
10:40
Loterias
10:20
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)