Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca defende que governo compre terras para os índios

APn - 16 de julho de 2003 - 14:51

Miranda (MS) – O governador Zeca do PT, em pronunciamento emocionado durante visita à Aldeia Moreira, em Miranda, afirmou que vai usar de todo seu prestígio junto ao governo Lula para acelerar o processo de demarcação de áreas indígenas em Mato Grosso do Sul. O governador esteve na Aldeia Moreira para entrega de máquinas de serigrafia para a Associação Terena das Mulheres Indígenas da comunidade. "Fiz essa proposta ao ministro [da Justiça] Márcio Thomaz Bastos, em uma conversa que tivemos essa semana por telefone", afirmou Zeca. A visita à aldeia foi o último compromisso do governador em sua visita de dois dias ao município, que completa hoje 225 anos.
O governador recordou que no início do seu primeiro mandato, assumiu o compromisso com as comunidades indígenas, lembrando que visitou a Aldeia Moreira e passou o Natal de 1999 com a comunidade. Zeca assegurou ainda que, enquanto for governador, nenhuma família empobrecida ficará sem proteção do Estado, em defesa aos programas Bolsa-Escola e Segurança Alimentar. O governador prometeu que neste ano voltará à aldeia para comemorar o Natal.Acompanhado da prefeita Beth Almeida, do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PL), do secretário de Estado da Coordenação-Geral de Governo, Paulo Duarte, da presidente do Cogeps (Conselho Estadual de Gestão das Políticas Sociais), Gilda Gomes e da Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Maria Rosana, o governador Zeca do PT entregou as máquinas de serigrafias que serão utilizadas pelas índias para fazer estampas em camisetas confeccionadas pela própria associação, que reúne 59 membros. No ano 2000, a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher iniciou o trabalho de qualificação das mulheres indígenas investindo na compra de máquinas de costura. Recebido com carinho pela comunidade, o governador conversou com várias lideranças indígenas, pronunciando algumas frases em guarani.
O representante do Conselho Estadual de Política Indigenista, Carlos Jacobina, saudou o governador e lembrou que ele é o único governante que de fato se preocupou com a situação das aldeias indígenas em Mato Grosso do Sul. Jacobina frisou que as máquinas de serigrafias vão consolidar o projeto de geração de renda, dando à comunidade perspectiva de vida melhor e crescimento. "O índios não querem violência. Na questão da demarcação, eles pedem apenas um espaço onde possam viver e produzir. E desde o início do governo Zeca, se estabeleceu de fato políticas afirmativas de resgate da auto-estima da população indígena", disse Jacobina. "O governador Zeca quebrou a barreira que separava os governos de antigamente e a população mais pobre", completou.
Na aldeia o governador também foi saudado pela representante da associação Silsa Vieira. A prefeita Beth Almeida disse que a presença do governador na comunidade tinha dois fortes motivos: o carinho que ele tem pela população indígena e o amor que os índios têm pela figura do governador. Ao falar para a comunidade, o governador Zeca fez um balanço dos dois dias da visita a Miranda.

SIGA-NOS NO Google News