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Geral

Zeca com Alckimin conversa sobre a ponte em Aparecida

APn - 25 de março de 2004 - 10:10

O governador Zeca do PT está reunido neste momento, com o governador Geraldo Alckmin, para tratar das ligações rodoferroviárias entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. Participam da reunião o secretário de Estado de Coordenação Geral do Governo, Paulo Duarte, o secretário de Estado de Infra-Estrutura e Habitação, Carlos Augusto Longo Pereira, e o secretário de Transportes de São Paulo, Luiz Paulo Veloso Lima.

O governador Zeca está tratando da parceria dos dois estados nas articulações para viabilização da rota bioceânica Santos-Antofagasta, a partir da recuperação de trechos da ferrovia entre Bauru (SP) e Corumbá (MS), que inclui a ponte ferroviária de Jupiá, e equipamentos para a ponte rodoferroviária entre Aparecida do Taboado (MS) e Santa Fé do Sul (SP), além da reivindicação de 30 prefeitos da região da Nova Alta Paulista, que pedem ações articuladas entre os dois estados para assegurar recursos à conclusão de mais uma ponte que liga São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre os municípios de Brasilândia (MS) e Paulicéia (SP). A obra já foi iniciada pela Cesp, mas seu prosseguimento depende de recursos federais.

A ligação entre Aparecida do Taboado e Santa Fé do Sul é o principal ponto da agenda dos dois governadores nesta quinta-feira no Palácio dos Bandeirantes. A ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná, que interliga o Centro-Oeste ao Sudeste do Pais, nasceu de um projeto idealizado em 1975, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Ernesto Geisel.

Em 19 de maio de 1989, em licitação aberta pelo então presidente José Sarney, a Ferronorte venceu a concorrência de concessão por 90 anos para a construção e operação da ferrovia, tornando prioritária a obra de construção da ponte. Em 1997, logo após a retomada das obras da ferrovia, a ponte foi incluída pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso entre as obras prioritárias do governo federal. A ponte foi concluída em 29 de maio de 1998.

Com estrutura em treliça metálica e vão de 100 metros entre pilares, a ponte rodoferroviária tem 2 mil metros de extensão sobre água e 1.170 metros de viadutos de acesso. Possui dois níveis de rolamento, sendo a linha férrea no plano inferior e quatro faixas rodoviárias de rolamento no pavimento superior.

Segundo o governador Zeca do PT, a transposição rodoferroviária sobre o rio Paraná beneficia vários municípios do Bolsão, região formada por 11 unidades administrativas sob a influência de três hidrelétricas no complexo de Urubupungá, que inicia no município de Bataguassu, ao Sul, e vai até o município de Paranaíba ao Norte.

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