Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca anuncia plano de R$ 42 milhões para municípios

Marta Ferreira / Campo Grande News - 15 de fevereiro de 2005 - 13:37

O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, abriu o ano legislativo esta manhã defendendo que, neste penúltimo ano de seu mandato, haja uma sintonia maior entre o governo e os municípios. Aproveitou, em seu discurso na Assembléia Legislativa, para anunciar o início, no mês que vem, do Programa Estadual de Vias Urbanas. De acordo com o governador, o programa é voltado às pequenas e médias cidades estaduais. De início, conforme Zeca, serão 140 km. O investimento, conforme o governador, será de R$ 42 milhões.
Zeca disse que, também no sentido de ampliar relações com os municípios, já colocou o escritório de Mato Grosso do Sul em Brasília à disposição dos prefeitos.
Em sua mensagem de abertura do ano legislativo da Assembléia Legislativa, o governador apresentou também a prestação de contas das ações de governo aos deputados estaduais. O governador lembrou a situação do Estado em 1999 destacando que a ‘fase periclitante” passou. Falou ainda do equilíbrio das contas públicas, do aumento da arrecadação estadual, do investimento do Poder Executivo em diversos setores, começando pela educação, com a reforma e construção de escolas. Em discurso, o governador mostrou que foram realizadas 336 reformas e construídos 25 novos prédios de escolas no Estado.
Zeca do PT falou ainda sobre investimentos na saúde feitos até o ano passado, incluindo a construção de oito hospitais, a substituição do repasse mensal da cesta do Segurança Alimentar por cartões bancários para 40 mil famílias a partir de abril deste ano.
O discurso abordou também o investimento em infra-estrutura viária, por exemplo o asfalto entre os municípios de Laguna de Caarapã e Amambai, na região de fronteira com o Paraguai.
A vinda do presidente Lula ao Estado no mês que vem também vai ser destacada. O presidente vai para participar do lançamento de mais uma etapa do Programa Luz para Todos, que agora deve chegar a 100% dos assentamentos de Mato Grosso do Sul.
O discurso do governador também falou do que ele classificou de “grandes” projetos para a economia estadual, entre os quais citou a retomada do trem do Pantanal, a revitalização de 15 estações ferroviárias, o gasoduto até o Distrito Federal, passando pelo Norte do Estado, além dos pólos mínero-siderúrgico e gás-químico, em Corumbá. O governador comentou que, no próximo mês, deve ser assinado protocolo de intenções com a empresa Rio Tinto, para investimentos no setor de mineração em Corumbá. Encerrando o discurso, Zeca parafresou o hino estadual, dizendo que, essas iniciativas todas, podem consolidar a posição do Estado como “o orgulho e a certeza do futuro do Brasil”.

SIGA-NOS NO Google News