Cassilândia, Sábado, 19 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

06/05/2004 07:23

Zé Teixeira critica rigor para exportar carne bovina

Williams Araujo

O líder da bancada ruralista da Assembléia Legislativa, deputado Zé Teixeira (PFL), criticou durante a sessão desta quarta-feira (5) o rigor adotado pelo Ministério da Agricultura em relação aos exportadores de carne bovina.

Resolução do Ministério da Agricultura obriga os produtores de carne voltados para exportação a só abater animais que permaneceram por mais de 40 dias no BND (Banco Nacional de Dados) do SISBOV (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina).

No entanto, a partir do dia 31 de maio, este prazo subirá para 90 dias. Já a partir do dia 30 de novembro, serão 90 dias e, depois do dia 31 de maio de 2005, o Ministério da Agricultura só vai liberar o abate se o animal estiver na base de dados por, no mínimo, 365 dias.

Para o deputado, a burocracia imposta para o registro de animais no banco de dados do Sisbov e as regras e prazos excessivos impostos aos produtores, tem atrapalhado o mercado bovino e prejudicado a economia de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Zé Teixeira, uma das soluções viáveis, já apresentada por ele através de ofício ao Ministério da Agricultura, é rastrear bovinos e bubalinos na hora do nascimento.

“Após três ou quatro anos estaria tudo rastreado. Da forma como foi baixada esta resolução, o produtor ficará bastante prejudicado. Daqui a seis meses ou um ano, a carne do gado estará velha. Com isso, o fazendeiro perde dinheiro e o Estado deixa de gerar divisas, deixa de recolher ICMS”, protestou o parlamentar.

“Esta resolução precisa ser reavaliada, as exigências estão prejudicando muito os produtores. O mundo precisa saber que a carne do Brasil é muito saudável”, concluiu.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)