Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/05/2004 07:23

Zé Teixeira critica rigor para exportar carne bovina

Williams Araujo

O líder da bancada ruralista da Assembléia Legislativa, deputado Zé Teixeira (PFL), criticou durante a sessão desta quarta-feira (5) o rigor adotado pelo Ministério da Agricultura em relação aos exportadores de carne bovina.

Resolução do Ministério da Agricultura obriga os produtores de carne voltados para exportação a só abater animais que permaneceram por mais de 40 dias no BND (Banco Nacional de Dados) do SISBOV (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina).

No entanto, a partir do dia 31 de maio, este prazo subirá para 90 dias. Já a partir do dia 30 de novembro, serão 90 dias e, depois do dia 31 de maio de 2005, o Ministério da Agricultura só vai liberar o abate se o animal estiver na base de dados por, no mínimo, 365 dias.

Para o deputado, a burocracia imposta para o registro de animais no banco de dados do Sisbov e as regras e prazos excessivos impostos aos produtores, tem atrapalhado o mercado bovino e prejudicado a economia de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Zé Teixeira, uma das soluções viáveis, já apresentada por ele através de ofício ao Ministério da Agricultura, é rastrear bovinos e bubalinos na hora do nascimento.

“Após três ou quatro anos estaria tudo rastreado. Da forma como foi baixada esta resolução, o produtor ficará bastante prejudicado. Daqui a seis meses ou um ano, a carne do gado estará velha. Com isso, o fazendeiro perde dinheiro e o Estado deixa de gerar divisas, deixa de recolher ICMS”, protestou o parlamentar.

“Esta resolução precisa ser reavaliada, as exigências estão prejudicando muito os produtores. O mundo precisa saber que a carne do Brasil é muito saudável”, concluiu.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)