Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zé Teixeira critica rigor para exportar carne bovina

Williams Araujo - 06 de maio de 2004 - 07:23

O líder da bancada ruralista da Assembléia Legislativa, deputado Zé Teixeira (PFL), criticou durante a sessão desta quarta-feira (5) o rigor adotado pelo Ministério da Agricultura em relação aos exportadores de carne bovina.

Resolução do Ministério da Agricultura obriga os produtores de carne voltados para exportação a só abater animais que permaneceram por mais de 40 dias no BND (Banco Nacional de Dados) do SISBOV (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina).

No entanto, a partir do dia 31 de maio, este prazo subirá para 90 dias. Já a partir do dia 30 de novembro, serão 90 dias e, depois do dia 31 de maio de 2005, o Ministério da Agricultura só vai liberar o abate se o animal estiver na base de dados por, no mínimo, 365 dias.

Para o deputado, a burocracia imposta para o registro de animais no banco de dados do Sisbov e as regras e prazos excessivos impostos aos produtores, tem atrapalhado o mercado bovino e prejudicado a economia de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Zé Teixeira, uma das soluções viáveis, já apresentada por ele através de ofício ao Ministério da Agricultura, é rastrear bovinos e bubalinos na hora do nascimento.

“Após três ou quatro anos estaria tudo rastreado. Da forma como foi baixada esta resolução, o produtor ficará bastante prejudicado. Daqui a seis meses ou um ano, a carne do gado estará velha. Com isso, o fazendeiro perde dinheiro e o Estado deixa de gerar divisas, deixa de recolher ICMS”, protestou o parlamentar.

“Esta resolução precisa ser reavaliada, as exigências estão prejudicando muito os produtores. O mundo precisa saber que a carne do Brasil é muito saudável”, concluiu.

SIGA-NOS NO Google News