Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Yahoo paga US$1 bilhão por participação em chinesa

Yahoo Notícias - 11 de agosto de 2005 - 09:53

O Yahoo vai pagar 1 bilhão de dólares por 40 por cento do site chinês de leilões Alibaba.com, impondo pressão a rivais enquanto estende seu alcance no segundo maior mercado mundial de Internet.

O já esperado acordo em dinheiro anunciado na quinta-feira também implica na fusão das operações de busca do Yahoo --a segunda maior da China após o Baidu.com-- aos negócios de comércio eletrônico da Alibaba.

O Yahoo também vai colocar seus serviços de email, mensagens e outras operações na Alibaba.

A nova empresa formada na China é avaliada em 4 bilhões de dólares, e será comandada pelo presidente-executivo da Alibaba Jack Ma. O Yahoo terá 35 por cento das ações com direito a voto, e o co-fundador da empresa Jerry Yang terá assento no Conselho de quatro integrantes.

"Acreditamos que está é a melhor maneira de atuar no mercado chinês", disse o vice-presidente de operações do Yahoo Daniel Rosensweig em entrevista a jornalistas em Pequim.

O negócio acontece em meio ao aumento do interesse pela Internet na China. No lançamento de ações da chinesa Baidu.com na Nasdaq, na semana passada, os papéis quadruplicaram de valor.

Com expectativa de atingir 120 milhões de usuários de Internet no final deste ano, a China é o segundo maior mercado mundial online. O presidente-executivo da Alibaba espera que a China ultrapasse os EUA em número de internautas em cinco anos.

Sediada na cidade de Hangzhou --que fica a cerca de duas horas de Xangai--, a Alibaba tem operações que incluem comércio eletrônico e o site de leilões TaoBao, que compete com o eBay.

O ambiente online de negócios da Alibaba movimentou 4,5 bilhões de dólares em 2004, em transações domésticas e internacionais, enquanto o TaoBao transacionou 200 milhões de dólares no segundo trimestre deste ano.

SIGA-NOS NO Google News