Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Whey Protein pode ser usado para eliminar excesso de gordura

Portal Educação Física - 06 de fevereiro de 2016 - 11:00

Embora seja normalmente associado ao ganho de massa muscular, o whey protein também pode ser utilizado para eliminar o excesso de gordura e emagrecer. Fonte de proteínas de alto valor biológico e com praticamente nada de gordura, o suplemento à base de soro de leite pode ser uma ótima opção para turbinar a dieta.

Isso não significa, no entanto, que basta tomar whey todos os dias para ver o ponteiro da balança baixar. Para quem tem esse objetivo, é preciso saber como tomar whey protein para emagrecer sem correr o risco de obter o efeito contrário, que é ganho de peso – situação aliás nada rara entre praticantes de academia.

Um pouco mais sobre o Whey Protein
Extraído do soro do leite, o whey protein é um dos suplementos mais utilizados em todo o mundo porque fornece uma alta concentração de proteínas de qualidade e de rápida absorção. Para quem pratica atividade física, isso significa mais aminoácidos e em menor tempo chegando aos músculos para começar o processo de reconstrução muscular.

A ausência de gorduras garante uma digestão eficiente e sem desconforto gastrointestinal, que pode por exemplo ocorrer com a outra proteína do leite, que é a caseína, ou então com a albumina, proteína encontrada abundantemente na clara do ovo.

Outra vantagem do whey é que ele é rico em BCAA’s, aminoácidos de cadeia ramificada que melhoram o desempenho durante os exercícios de resistência e aceleram a recuperação no pós-treino.

Benefícios do Whey para a perda de peso. Conheça sete motivos para você incluir o whey na sua dieta:

1. Controla o Apetite
Que as proteínas ajudam a diminuir o apetite você já deve saber, mas estudos indicam que o whey pode ser ainda melhor que as outras fontes proteicas para prolongar a saciedade. As proteínas do leite contêm glicomacropeptídeos, um tipo de peptídeo que estimula a liberação da colecistoquinina, hormônio que é secretado após a refeição e que sinaliza saciedade.

E além disso, é claro, está o fato das proteínas possuírem digestão mais lenta que os carboidratos, o que retarda o esvaziamento gástrico e garante mais saciedade durante um período maior. E como não causa picos de insulina como os carboidratos refinados, o consumo de whey protein garante que você não sinta fome logo após ter acabado de se alimentar.

2. É essencial para a formação de massa magra
Ao se exercitar, você causa pequeninas lesões nas fibras musculares, que precisam ser reparadas e reconstruídas para que você consiga manter ou formar mais massa magra. Esse reparo depende da presença de aminoácidos, que são os pequenos “blocos” formadores das proteínas.

O whey protein é fonte de glutamina e BCAAs, que alimentam os músculos durante os exercícios e garantem um meio propício para a síntese proteica que irá proporcionar hipertrofia muscular.

3. Reduz a gordura corporal
Diversas pesquisas têm demonstrado que o whey protein favorece a diminuição das reservas de gordura corporal através de mecanismos associados ao metabolismo do cálcio, que tem efeito termogênico e acelera a queima de gorduras.

O whey protein também é fonte de BCAAs, aminoácidos de cadeia ramificada que afetam os processos metabólicos da regulação energética e favorecem a redução da gordura corporal.

Em um estudo realizado pela Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, participantes que consumiram o equivalente a 300 calorias de whey por dia (cerca de 40 g de proteínas) apresentaram uma perda de tecido adiposo muito maior (-9,3% contra -4,6%) do que os participantes que não consumiram o suplemento. Portanto, é realmente importante você aprender como tomar whey protein para emagrecer.

4. Tem baixo impacto na glicemia
Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, demostraram que o consumo de uma dieta rica em proteínas pode aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir em até 40% a concentração do hormônio na circulação.

A insulina é o hormônio que controla a entrada de glicose nas células, e sua liberação está diretamente associada ao consumo de carboidratos. Quanto maior o índice glicêmico do alimento, mais rápida será sua absorção, e portanto maior será a quantidade de insulina liberada pelo pâncreas. Níveis elevados de insulina podem causar hipoglicemia e eventualmente levar ao surgimento do diabetes tipo 2.

As proteínas possuem um índice glicêmico muito menor que aquele dos carboidratos refinados, o que na prática se traduz em uma menor variação da glicose após seu consumo. E quanto menor essa variação, mais fácil será o controle do apetite (já que o cérebro envia um sinal de fome quando a glicemia está baixa) e menor será o acúmulo de gordura, outro efeito indesejado que pode ser causado pela ação da insulina.

5. Whey é rico em Leucina
Apenas uma porção de whey já garante uma boa concentração de leucina, aminoácido essencial na síntese de proteínas, processo que por si só já queima muitas calorias. A leucina também estimula a oxidação dos ácidos graxos, ou seja, favorece a utilização das reservas de gordura como fonte de energia para as células.

6. Previne o Catabolismo
Quem faz dieta perde não só gordura e líquidos como também muita massa muscular. E, como acabamos de ver, isso é a última coisa que você quer que aconteça, já que pouca massa magra significa metabolismo mais lento e maior flacidez.

Consumir whey protein durante a dieta garante que seus músculos recebam os aminoácidos necessários para a síntese de proteínas, evitando assim que o corpo utilize suas próprias reservas como fonte destes nutrientes.

7. Estimula a produção de serotonina
O Whey protein contém triptofano, aminoácido que é precursor da serotonina. Produzida pelo cérebro, a serotonina é um neurotransmissor que está associado ao bem estar e que bloqueia parcialmente a ação do cortisol.

Em excesso, esse hormônio aumenta o catabolismo muscular, além de estar ligado a quadros de grande ansiedade e estresse. Ou seja, duas condições inimigas de quem precisa perder peso.

Como o organismo geralmente recorre ao nosso consumo de carboidratos refinados para a obtenção de triptofano, consumir whey durante a dieta pode ajudá-lo a controlar a vontade de comer doces e outros alimentos calóricos e pouco nutritivos.

Como Tomar Whey Protein Para Emagrecer

Agora que você já sabe para que serve o Whey protein, veja dicas de como tomar o suplemento corretamente para auxiliar no seu processo de emagrecimento:

1. Faça substituições
Já dissemos lá no início do artigo que só tomar whey protein sem modificar os hábitos e sem controlar a alimentação não irá fazer efeito. Para conseguir de fato perder peso com o suplemento, você deverá manter uma dieta hipocalórica – ou seja, consumir menos calorias do que seu metabolismo necessita -, além de também fazer substituições.

Ao invés de consumir um sanduíche de pão integral no lanche da tarde, experimente por exemplo substituí-lo por um shake com banana, whey e água ou leite desnatado. Ou então substitua parte do café da manhã pelo shake de whey.

2. Alie o Whey Protein à atividade física
Músculos gastam calorias só por existirem, portanto quanto maior seu percentual de massa magra, maior será também seu metabolismo basal. O whey fornece os nutrientes necessários para a síntese de novas proteínas indispensáveis para a hipertrofia muscular, mas esse processo só terá efeito se você estimular os músculos através de exercícios de resistência, como a musculação.

E para acelerar ainda mais a queima de gorduras, combine os treinos com pesos com sessões de cardio. Quem está de olho na balança deve se exercitar pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, com sessões de pelo menos 30-40 minutos ao dia.

3. Tome o whey protein com água
O leite desnatado é uma boa opção para tornar o whey mais “palatável”, mas para reduzir o teor calórico uma dica é combinar o suplemento com água ou suco de fruta. O leite contém proteínas que já estão presentes em concentração muito maior no whey. Além disso, o leite ainda contém gorduras, que podem acrescentar calorias e também causar desconforto intestinal.

4. Combine o whey protein com uma fonte de carboidratos
Ainda que você esteja fazendo a dieta das proteínas para emagrecer, o whey será mais eficaz se você combiná-lo com uma fonte de carboidratos. Isso porque a absorção dos nutrientes presentes no whey é mais eficiente na presença de insulina.

E nós já vimos que os alimentos que causam uma maior liberação de insulina são exatamente os carboidratos de rápida absorção, como aqueles presentes nas frutas.

5. Acrescente um termogênico natural
O whey ajuda a acelerar o metabolismo, mas que tal potencializar sua ação termogênica? Isso pode ser feito através da combinação do suplemento com alimentos termogênicos naturais, como o gengibre, a canela e o chá verde.

Faça um shake de whey e acrescente uma colher de chá de gengibre ou canela, ou então substitua parte da água por chá verde sem açúcar.

6. Prefira o Whey Protein Isolado
Praticamente sem gordura e sem lactose, o whey isolado contém mais de 90% de proteína por grama de suplemento. Por esse motivo, é o whey mais recomendado para emagrecer, já que tem alta concentração de proteínas e virtualmente quase nada de gordura e carboidratos.

7. Tome um shake de whey protein ao acordar
Após oito horas em jejum, nosso corpo está com a glicose lá embaixo, e o processo catabólico já está em andamento há muito tempo. Para restabelecer os níveis de açúcar do sangue e acelerar o metabolismo, faça um shake com 1 dose de whey, 200 ml de leite de soja desnatado ou água e raspas de gengibre.

Consuma a bebida com 1 fatia de pão integral light e 1 fatia de queijo branco também light. Complete a primeira refeição do dia com ½ mamão papaia.

8. Utilize whey protein em suas receitas
O whey pode ser uma maneira prática e sem gordura de acrescentar mais proteínas à sua dieta. Além de fazer vitaminas, bolos, panquecas, muffins e tapiocas light com whey, experimente misturar o suplemento com um pouco iogurte desnatado quando surgir aquela vontade de comer algo doce no meio da manhã ou da tarde.

9. Combine o whey protein com outras fontes de proteína
Além do suplemento, é importante que você tenha em sua alimentação outras proteínas de fontes naturais, como o peixe, frango e carne vermelha magra. O próprio ato de mastigar a refeição (ao invés de beber) ajuda no processo de saciedade, uma vez que o mecanismo de saciedade terá mais tempo para entrar em ação.

E além disso, a digestão destes alimentos é mais lenta, o que retarda o esvaziamento do estômago e prolonga a saciedade – ainda mais no caso do whey, que possui absorção mais rápida quando comparado com as proteínas “naturais”.

10. Não corte as gorduras da dieta
Um erro comum entre quem faz dieta é cortar as gorduras do cardápio. Embora você deva de fato limitar o consumo de gorduras saturadas de origem animal – carnes e laticínios gordurosos, por exemplo – seu corpo necessita do nutriente para ativar seu metabolismo.

Isso significa que cortar os ácidos graxos da dieta pode diminuir a utilização de gordura como fonte de combustível; ou seja, consuma gorduras boas para diminuir suas taxas de gordura corporal e perder peso. Gordura ajuda a queimar gordura.

Apenas lembre-se de consumir as gorduras que não causam inflamações: inclua sardinha, atum, azeite e abacate (um pequeno pedaço duas vezes por semana não irá atrapalhar a dieta) na sua alimentação para a perda de peso. E também controle a quantidade: no máximo 20% das suas calorias diárias devem ser provenientes de gordura.

Whey protein engorda?
Agora que já vimos como tomar whey protein para emagrecer, vamos ver o outro lado da moeda. O whey protein contém cerca de 300 calorias por porção, o que pode ser equivalente a uma pequena refeição. Se você não somar essas calorias ao seu total diário ou então não se exercitar, você pode sim ganhar peso com whey.

Anote tudo o que você consome durante o dia e tente manter suas calorias abaixo do que você gasta durante 24h (entre o metabolismo e a atividade física combinados). Lembre-se de que o whey não é uma pílula milagrosa, e não deve ser visto como a única maneira para perder peso.

Como o excesso de proteínas pode causar sobrecarga renal, converse com um nutricionista para aprender completamente como tomar whey protein para emagrecer.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite

SIGA-NOS NO Google News