Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Webber vence em Mônaco e assume liderança do Mundial

GE.net - 16 de maio de 2010 - 11:45

Mark Webber foi soberano na F-1 neste fim de semana. Após garantir, no sábado, a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco, o piloto australiano da Red Bull liderou a prova deste domingo de ponta a ponta, conquistou a vitória e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos. O segundo lugar ficou com seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, seguido pelo polonês Robert Kubica, da Renault, que completou o pódio.

Único brasileiro a terminar a prova monegasca, Felipe Massa chegou na quarta colocação, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e pelo alemão Michael Schumacher. O espanhol Fernando Alonso, que fez incrível prova de recuperação após largar na última colocação, chegou em sétimo, seguido por Nico Rosberg, Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi, que completaram a zona de pontuação.

A vitória em Mônaco, a segunda consecutiva de Webber, deixa o australiano na ponta do Mundial, com os mesmos 78 pontos de seu companheiro Vettel. O piloto da Oceania leva vantagem nos critérios de desempate por ter duas vitórias, enquanto o alemão venceu apenas uma prova. A terceira colocação, com 73 pontos, é do espanhol Fernando Alonso.

O inglês Jenson Button, que chegou à Mônaco na liderança do Mundial, agora aparece na quarta colocação, com os mesmos 70 pontos que iniciou a prova. Massa é o dono da quinta posição, com 61 pontos.

A dobradinha deste domingo também coloca a Red Bull na liderança isolada do Mundial de Construtores, com 156 pontos. A Ferrari aparece na vice-liderança, com 136, seguido pela McLaren, com 129 pontos.

A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada em duas semanas, no dia 30 de maio, em Istanbul, na Turquia, última prova da primeira sequência de corridas na Europa, que será interrompida pelo Grande Prêmio do Canadá, na primeira quinzena de junho.

A prova - Já na largada, Vettel assumiu a vice-liderança da prova, com uma boa ultrapassagem sobre Kubica. O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, também fez boa largada e pulou três posições, passando a ocupar a sexta colocação. Antes mesmo da segunda volta começar, o alemão Nico Hulkenberg, companheiro de Rubinho, bateu dentro do túnel e obrigou o safety car a entrar na pista.

Foi aí que Alonso, que largou dos boxes na última colocação, aproveitou a bandeira amarela para voltar aos boxes e colocar pneus duros, eliminando a necessidade de outra parada durante a prova e apostando em uma estratégia ousada para tentar alcançar a zona de pontuação.

Líder do Mundial de pilotos até então, o inglês Jenson Button também abandonou a prova monegasca logo no início: os mecânicos da McLaren esqueceram de retirar a tampa do duto que leva ar ao motor, o que fez o carro do britânico superaquecer ainda na segunda volta da corrida.

Após a relargada, Alonso começou seu trabalho de recuperação, ultrapassando os pilotos do segundo escalão da F-1. Na ponta da corrida, Webber seguia com tranquilidade, abrindo vantagem confortável sobre Vettel, volta após volta.

A maioria dos pilotos foi aos boxes para a troca de obrigatória de pneus entre a 19ª e a 20ª voltas. A principal mudança na classificação foi no pelotão do meio: a Mercedes trabalhou melhor do que a Williams e Schumacher ganhou a sexta posição de Barrichello.

Na 32ª volta, o brasileiro se envolveu em um acidente, o que trouxe novamente à pista o safety car. Webber, que tinha mais de dez segundos de vantagem sobre Vettel, foi o principal prejudicado pela entrada do carro de segurança, mas se manteve à ponta sem ser ameaçado.

O safety car voltou à pista na 44ª volta por um motivo inusitado: a tampa de um bueiro do circuito de rua monegasco se soltou do chão e precisou ser recolocada para a corrida ser retomada normalmente. O fato, no entanto, não alterou a dinâmica da prova, que teve poucas ultrapassagens no pelotão de frente.

Sem ter que brigar a nenhum momento para defender a ponta, Webber ainda teve que ver o safey car à sua frente pela quarta vez na prova. Faltando três voltas, o indiano Karun Chandok e o italiano Jarno Trullo colidiram e ficaram no meio da pista.

Com tranquilidade, Webber conduziu sua Red Bull pelas ruas de Mônaco até receber a bandeira quadriculada e comemorar seu fim de semana perfeito e da equipe Red Bull. Na última volta, Schumacher ainda ultrapassou Alonso e garantiu a sexta colocação.

Confira a classificação do Grande Prêmio de Mônaco:
1° Mark Webber (AUS/Red Bull)
2° Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
3° Robert Kubica (POL/Renault)
4° Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5° Lewis Hamilton (ING/McLaren)
6° Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
7° Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
8° Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
9° Adrian Sutil (ALE/Force India)
10° Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
11° Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso)
12° Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

Não completaram:
13° Vitaly Petrov (RUS/Renault)
14° Jarno Trulli (ITA/Lotus)
15° Karun Chandhok (IND/Hispania)
16° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
17°Bruno Senna (BRA/Hispania
18° Rubens Barrichello (BRA/Williams)
19° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber):
20° Lucas Di Grassi (BRA/Virgin)
21º Timo Glock (ALE/Virgin)
22º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber)
23° Jenson Button (ING/McLaren)
24º Nico Hulkenberg (ALE/Williams)

SIGA-NOS NO Google News