Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Wearable techonology: tendência no mercado fitness

Gazeta Esportiva - 31 de março de 2017 - 11:00

Wearable techonology ou tecnologia utilizável (rastreadores de atividades com GPS, relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e óculos inteligentes (projetado para mostrar mapas e acompanhar a atividade) é uma tendência de mercado fitness que a cada ano cresce e conquista vários adeptos desse tipo de monitoramento digital. A expansão dessa tecnologia no setor é tão grande que, nos últimos dois anos, ela tem ocupado o primeiro lugar entre as top 20 tendências mercadológicas, de acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM).

A utilização de recursos tecnológicos auxilia na realização do treinamento com maior precisão e segurança, assim como pode servir de estímulo para cumprir metas e sair do sedentarismo.

Contudo, o uso desses aparatos tecnológicos devem ser feitos sob orientação profissional, assim, evita-se o excesso de treinamento ou mesmo a realização de exercícios contraindicados para níveis iniciais de condicionamento físico.

Um bom exemplo de uso inteligente da wearable technology é a utilização de monitores cardíacos com GPS, que favorecem a execução do treino dentro de um limite pré-determinado para o seu nível de condicionamento físico, além de lhe dizer com precisão a distância percorrida, o ritmo da atividade, o gasto calórico, entre outras informações importantes para o seu treinador lhe orientar quanto à progressão de cargas, frequência e volume de treinamento.

Nessa tendência, ainda há os aplicativos utilizados em smartphones e igualmente eficazes no trabalho de auxiliar a manutenção da rotina de treinos ou mesmo de dietas, podendo inclusive ser acompanhado à distância por profissionais que lhe indicarão a melhor escolha da dinâmica de treinamento. O futuro chegou. Sejam bem-vindos!

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

SIGA-NOS NO Google News