Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Waldir Pires: dinheiro público é dinheiro de cada um

Juliana Andrade/ABr - 28 de maio de 2004 - 14:23

O contrololador-geral da União, ministro Waldir Pires, afirmou que o combate à corrupção no Brasil só será efetivo depois que a sociedade se organizar para fiscalizar o uso de verbas públicas. Segundo o ministro, um dos principais objetivos do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos é justamente despertar a cidadania dos brasileiros.

“Dinheiro público é dinheiro de cada um de nós, do tributo, do imposto, portanto deve ser aplicado em benefício de políticas ou obras públicas, em benefício da população. Esse é um programa para despertar a cidadania, a participação de cada pessoa”, destacou Waldir Pires, em entrevista ao programa NBR Manhã, da TV Nacional Brasil.

Nos próximos dias, terá início a fiscalização da aplicação de recursos públicos federais em mais 60 municípios, sorteados na quarta-feira passada (26). Até agora, 381 já estão sob fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU). A idéia é que, a cada mês, sejam sorteados 100 municípios, mas, segundo Waldir Pires, para isso é necessária a realização de concurso público para contratar mais funcionários.

Entre os problemas identificados durante a fiscalização do uso de verba pública federal, os mais comuns são obras inacabadas ou paralisadas, apesar de pagas, uso de notas fiscais frias e irregularidades em licitações. Para o ministro, a ação da CGU pode influenciar o resultado das eleições municipais de outubro. “É importante que o povo saiba escolher e deseje escolher assim: - eu vou escolher gente que vai ser correta, que vai ser honesta, e que eu estou sabendo que é honesta, porque estou vendo -", ressaltou.

SIGA-NOS NO Google News