Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Voto facultativo:Pesquisa mostra que maioria votaria

Flávia Albuquerque / ABr - 06 de julho de 2004 - 16:14

Uma pesquisa feita pela Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo, revela que a maioria das pessoas exerceria seu direito de voto mesmo que votar não fosse obrigatório. A pesquisa foi respondida voluntariamente em site do programa Fala São Paulo, do governo estadual. Das 1.572 pessoas que responderam à enquete, 63% disseram que iriam às urnas mesmo que não fossem obrigadas a votar. Dessas, 1.041 são maiores de 18 anos.

Apesar da boa amostragem, a pesquisa não permite tirar conclusões, em razão da metodologia adotada e da forma como foi realizada. Além de voluntária, ela é preenchida ou não, em todos os quesitos, pelo próprio pesquisado. Mas em cada grupo de 100 pessoas com mais de 40 anos de idade, 73 disseram que votariam mesmo que não fosse obrigatório. Um dado interessante é que, entre as mulheres maiores de 18 anos, 34 em cada grupo de 100 disseram que não votariam se não fossem obrigadas. Entre os menores de 13 anos, 56% responderam que votariam se pudessem, mas 22% confessaram não ter opinião formada sobre o assunto.

A pesquisa foi feita ao longo de uma semana e respondida, principalmente, por pessoas de comunidades carentes que freqüentam os infocentros estaduais localizados na periferia da capital paulista.

SIGA-NOS NO Google News