Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/01/2007 15:42

Votação na Câmara só deve terminar de madrugada

Agência Brasil/Priscilla Mazenotti e Iolando Lourenço

A eleição na Câmara dos Deputados, amanhã (1º), só deve terminar de madrugada. O início está previsto para as 15 horas e a previsão é de que dure quatro horas, pois antes da votação o microfone estará aberto para discursos, não só dos candidatos à Presidência mas também de outros parlamentares. Se houver segundo turno, o que é provável, a nova votação começa por volta de 21 horas. Dessa forma, o novo presidente só deve ser conhecido depois da meia-noite.

Mas o processo não acaba aí, pois ainda é necessário saber quem são os outros dez integrantes da Mesa Diretora (dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes). Os deputados votam para os 11 cargos de uma vez só, mas é o novo presidente quem comanda a apuração dos outros dez. A última eleição, que culminou na vitória de Severino Cavalcanti, estendeu-se até a manhã do dia seguinte, às 9 horas. Na época, os votos eram de papel. Agora, as urnas são eletrônicas.

No momento do voto, o deputado digita seu código na urna e se identifica por meio da impressão digital. Com um toque na tela, escolhe seu candidato. Há a opção de voto em branco, mas não nulo.

É preciso a presença de 257 deputados (metade mais um) para que a eleição seja realizada, e o mesmo número de votos para que algum candidato vença no primeiro turno. No segundo, vence quem obtiver maioria simples de votos.

Como o atual presidente da Casa, Aldo Rebelo, é candidato à reeleição, a sessão será presidida por Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deputado com maior número de mandatos - vai começar o décimo. Ele tem 58 anos.

Além de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), os candidatos são Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)