Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Votação na Câmara só deve terminar de madrugada

Agência Brasil/Priscilla Mazenotti e Iolando Lourenço - 31 de janeiro de 2007 - 15:42

A eleição na Câmara dos Deputados, amanhã (1º), só deve terminar de madrugada. O início está previsto para as 15 horas e a previsão é de que dure quatro horas, pois antes da votação o microfone estará aberto para discursos, não só dos candidatos à Presidência mas também de outros parlamentares. Se houver segundo turno, o que é provável, a nova votação começa por volta de 21 horas. Dessa forma, o novo presidente só deve ser conhecido depois da meia-noite.

Mas o processo não acaba aí, pois ainda é necessário saber quem são os outros dez integrantes da Mesa Diretora (dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes). Os deputados votam para os 11 cargos de uma vez só, mas é o novo presidente quem comanda a apuração dos outros dez. A última eleição, que culminou na vitória de Severino Cavalcanti, estendeu-se até a manhã do dia seguinte, às 9 horas. Na época, os votos eram de papel. Agora, as urnas são eletrônicas.

No momento do voto, o deputado digita seu código na urna e se identifica por meio da impressão digital. Com um toque na tela, escolhe seu candidato. Há a opção de voto em branco, mas não nulo.

É preciso a presença de 257 deputados (metade mais um) para que a eleição seja realizada, e o mesmo número de votos para que algum candidato vença no primeiro turno. No segundo, vence quem obtiver maioria simples de votos.

Como o atual presidente da Casa, Aldo Rebelo, é candidato à reeleição, a sessão será presidida por Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deputado com maior número de mandatos - vai começar o décimo. Ele tem 58 anos.

Além de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), os candidatos são Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).

SIGA-NOS NO Google News