Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vôo da FAB traz do Líbano mais de 20 crianças

Márcia Wonghon/ABr - 28 de julho de 2006 - 10:56

Com 84 pessoas, incluindo mais de 20 crianças e três mulheres grávidas, o quinto vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) a resgatar cidadãos brasileiros da área de conflito entre Líbano e Israel, pousou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, às 6h35m de hoje (28).

Desta vez não houve desembarque na capital pernambucana. O avião fez apenas uma escala técnica de uma hora e meia para reabastecimento, antes de seguir até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A última parada será no Rio de Janeiro.

Um dos passageiros, Imad Bouchabke, um dentista de 37 anos, que está indo para Porto Alegre com a mulher Lutécia e os filhos Rubens, de 5 anos e Ingrid, de 3 anos, relatou que a situação de trabalho no Líbano está cada dia mais difícil.

"Antes da ofensiva militar, que dura mais de duas semanas, atendia diariamente em meu consultório cerca de 20 pacientes. Depois que os bombardeios começaram, os clientes foram reduzidos para duas pessoas ao dia", observou.

A jornalista Vanda Assad, de 34 anos, disse que mora no Rio de Janeiro, mas estava em Beirute com o filho Munir, de 9 anos, para o casamento de parentes do marido, quando a guerra começou.

"Estava na varanda da casa da minha sogra quando fui surpreendida pelo barulho e a fumaça dos bombardeios. Fiquei apavorada porque nunca tinha vivido uma experiência de guerra. Saí com meu filho em uma van do transporte alternativo, levando só a metade das minhas roupas. O pessoal da embaixada do Brasil procurou nos socorrer com muita boa vontade. Não pretendo mais voltar ao Líbano, fiquei traumatizada".

A capitã médica Nicholle Tartarel, da Força Aérea Brasileira, que acompanhou a missão humanitária de resgate dos brasileiros organizada pelo Itamaraty, afirmou que a maior parte das pessoas repatriadas está em boas condições físicas de saúde, apresentando apenas "traumas psicológicos e ansiedade".

Ela disse que está programada para amanhã a saída de outro vôo da FAB da Turquia, trazendo mais 150 passageiros. A aeronave vai passar, pela capital pernambucana, antes de prosseguir viagem até São Paulo.

SIGA-NOS NO Google News