Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Voluntários serão treinados para combater queimadas

Waldemar Gonçalves Jr. / Campo Grande News - 14 de maio de 2004 - 16:07

A Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) começa na próxima segunda-feira a treinar voluntários na prevenção e combate aos incêndios florestais no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
Segundo as informações oficiais, o treinamento será feito pelo Imap (Instituto de Meio Ambiente – Pantanal) e capacitará 40 voluntários dos municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu, além de fazendeiros e funcio´narios de propriedades localizadas no entorno do parque.
O treinamento também é resultado de parceria entre a Sema, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros e prefeituras.
No dia 17, os voluntários terão curso rápido sobre prevenção a queimadas, com as estratégias visando conservar as unidades protegidas; atividades do Comitê Prevfogo e ações da Sema; educação ambiental; legislação ambiental sobre uso do fogo; monitoramento dos incêndios no Estado e primeiros socorros.
Na terça-feira, o treinamento continua com orientações sobre organização dos recursos humanos, materiais de combate e manutenção de ferramentas. Também serão fornecidas informações sobre técnicas de combate aos incêndios florestais e início das atividades práticas com deslocamento das equipes para o local do incêndio.
Já no último dia de treinamento dos voluntários estão previstas mais atividades práticas de combate ao fogo e orientações sobre a construção de aceiros (áreas de contenção das chamas) e comportamento do fogo.

SIGA-NOS NO Google News