Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Voçoroca ameaça atingir cidade de Ivinhema

07 de janeiro de 2010 - 08:41

Nem tudo será felicidade no ano que se inicia, pois, se nenhuma medida urgente for tomada pelas autoridades municipais dentro em breve a população de Ivinhema poderá estar vivendo um velho pesadelo.

Tal prognóstico pode ser feito em razão do silencioso crescimento e constante avanço do fenômeno chamado voçoroca que já de algum tempo vem se aproximando da cidade pela calha de águas pluviais que deságua no córrego Ponta Porã.

As imagens aéreas tiradas neste ano de 2010 denunciam o avanço do fenômeno geológico e dão uma idéia da potencialidade do perigo silencioso. Conforme narram os antigos moradores, a cidade já foi vítima desse fenômeno no passado o que causou grandes prejuízos para a população e vultosas despesas para a Administração Pública que teve de investir muito dinheiro do contribuinte para resolver o problema.

Feita uma comparação com a imagem de 2005, nos últimos 5 anos o fenônemo avançou 220 metro dos 440 que separam o córrego Ponta Porã da Avenida Estados Unidos e se nada for feito, considerando os atuais níveis de avanço, deverá atingir o perímetro urbano nos próximos 4 anos.

A voçoroca, boçoroca ou ravina é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco, e quimicamente morto, nada fecunda.

Segundo os estudiosos voçoroca pode ser prevenida com a plantação de árvores na beira dos buracos, que agem como guarda-chuva do solo contra a chuva e vento, além de evitar que o fluxo da água leve consigo terra e sedimentos, que são retidos por suas raízes. É um fenômeno prejudicial, pois destrói terras cultiváveis e colabora para o assoreamento de rios e entupimento de redes de esgoto, que ficam entulhadas por detritos do solo, facilitando o processo das enchentes urbanas.




Fonte: VC Repórter/IZ

SIGA-NOS NO Google News