Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/01/2010 08:41

Voçoroca ameaça atingir cidade de Ivinhema

Nem tudo será felicidade no ano que se inicia, pois, se nenhuma medida urgente for tomada pelas autoridades municipais dentro em breve a população de Ivinhema poderá estar vivendo um velho pesadelo.

Tal prognóstico pode ser feito em razão do silencioso crescimento e constante avanço do fenômeno chamado voçoroca que já de algum tempo vem se aproximando da cidade pela calha de águas pluviais que deságua no córrego Ponta Porã.

As imagens aéreas tiradas neste ano de 2010 denunciam o avanço do fenômeno geológico e dão uma idéia da potencialidade do perigo silencioso. Conforme narram os antigos moradores, a cidade já foi vítima desse fenômeno no passado o que causou grandes prejuízos para a população e vultosas despesas para a Administração Pública que teve de investir muito dinheiro do contribuinte para resolver o problema.

Feita uma comparação com a imagem de 2005, nos últimos 5 anos o fenônemo avançou 220 metro dos 440 que separam o córrego Ponta Porã da Avenida Estados Unidos e se nada for feito, considerando os atuais níveis de avanço, deverá atingir o perímetro urbano nos próximos 4 anos.

A voçoroca, boçoroca ou ravina é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco, e quimicamente morto, nada fecunda.

Segundo os estudiosos voçoroca pode ser prevenida com a plantação de árvores na beira dos buracos, que agem como guarda-chuva do solo contra a chuva e vento, além de evitar que o fluxo da água leve consigo terra e sedimentos, que são retidos por suas raízes. É um fenômeno prejudicial, pois destrói terras cultiváveis e colabora para o assoreamento de rios e entupimento de redes de esgoto, que ficam entulhadas por detritos do solo, facilitando o processo das enchentes urbanas.




Fonte: VC Repórter/IZ

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)