Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Você sabia? Taxímetro

IPEM/SP - 15 de setembro de 2017 - 09:00

As tarifas são determinadas pelas prefeituras municipais. Algumas prefeituras autorizam o serviço de táxis especiais, como na cidade de São Paulo onde também existem as categorias luxo e especial cujas tarifas são maiores que as do táxi comum.

O taxímetro deve sempre ser ligado na sua presença. O primeiro valor que aparece se refere àbandeirada (valor fixado em início da corrida, independente de qualquer movimento do veículo). Em seguida passa a marcar o valor correspondente à quilometragem percorrida e ao tempo parado no trânsito durante o percurso.

Observe a bandeira que está sendo utilizada. A prefeitura estabelece os dias e horários de operação. Na cidade de São Paulo, p.ex., a bandeira 1 é cobrada entre 6h e 20h; a bandeira 2 é cobrada entre 20h e 6h do dia seguinte e o dia todo nos domingos e feriados (ocasionalmente em períodos completos, p.ex. o mês de dezembro, conforme decreto municipal).

Não "pegue" táxi de outro município (veja a placa do carro) e nem aceite corridas com valores "tratados" em municípios onde se utilizam taxímetros. Você poderá pagar mais caro pelo serviço.

Observe a existência do lacre no taxímetro. Ele impede o acesso aos locais de regulagem. Instrumento com lacração rompida ou sem nenhum lacre pode apresentar uma medição incorreta.

SIGA-NOS NO Google News