Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Você sabe quem inventou o basquete? Errou...

Agência do Rádio - 20 de março de 2007 - 07:41

O basquete, apesar de ser um dos mais populares entre os americanos, foi inventado por um canadense. Para criar a modalidade, o professor de educação física James Naismith teve como base um jogo holandês. O objetivo era que cada time acertasse a bola dentro de uma cesta. O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer o novo esporte. E assim o basquete ganhou espaço. Atualmente, são 300 milhões de praticantes em todo o mundo e 212 países filiados à Federação Internacional. O basquete esteve presente em todas as edições dos Jogos Pan-americanos. Em 2007, a seleção masculina vai brigar por um inédito tricampeonato. O técnico da seleção, Aluísio Ferreira, revela a sua expectativa de competir um Pan no Brasil.

"É uma competição bastante significativa, ainda mais essa que vai ser realizada no nosso País, conseqüentemente tem um sabor melhor ainda. Vai ser uma emoção muito grande, uma responsabilidade muito grande. A gente vai querer fazer o melhor pra trazer para o Brasil esse título. A gente espera poder ser tricampeão, oferecer para nossa torcida a possibilidade de um tricampeonato".

No último Pan-americano, disputado em Santo Domingo, em 2003, o Brasil levou o ouro no masculino, derrotando a anfitriã República Dominicana. Os primeiros adversários do Brasil no Pan já estão definidos. A equipe feminina estréia contra a Jamaica, no dia 20 de julho e a seleção masculina vai ter como primeiro adversário as Ilhas Virgens, no dia 25 de julho.

Marina Amaral na cobertura do Pan 2007


SIGA-NOS NO Google News