Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Você sabe o que é sepse? Síndrome mata mais de 360 mil pessoas por ano no Brasil

Saúde Plena - 13 de setembro de 2015 - 14:00

O Dia Mundial da Sepse é comemorado em 13 de setembro. A data serve para alertar que a síndrome continua a desafiar profissionais de saúde ao redor do mundo. Dados do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) mostra que só no Brasil são registrados 670 mil casos por ano e em 55% deles os pacientes morrem. Muitas são as causas da alta incidência da doença no país, entre elas, o atraso no diagnóstico que é motivado não apenas pelo desconhecimento da população em relação à doença, mas também pelos profissionais de saúde.

A sepse é a inflamação generalizada do organismo contra uma infecção em qualquer parte do corpo. Se não descoberta rapidamente, essa inflamação leva a parada do funcionamento de um ou mais órgãos e o paciente corre risco de morrer. Pesquisa do ILAS, em parceria com o Instituto Datafolha e 134 municípios brasileiros, mostra que 93% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar sobre sepse.

Com o objetivo de difundir a informação sobre a doença, mais de 60 países vão realizar ações de conscientização em 13 de setembro. No Brasil, o ILAS vai distribuir material explicativo sobre a sepse em todas as unidades de terapia intensiva (UTI). Além disso, cinco capitais, incluindo Belo Horizonte, terão ações presenciais. Na capital mineira, o local escolhido é o Terminal Rodoviário que fica na Praça Rio Branco, Centro. O evento acontecerá das 7 às 15 horas. Na ocasião, além dos folhetos explicativos, a população poderá esclarecer dúvidas com profissionais de saúde.

SIGA-NOS NO Google News