Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Você sabe o motivo pelo qual hoje é feriado em MS?

Brasil Escola - 11 de outubro de 2013 - 08:13

Você sabe o motivo pelo qual hoje é feriado em MS?

O dia 11 de outubro de 1977 marca a divisão territorial do Estado do Mato Grosso, localizado na Região Centro-Oeste do Brasil, em duas partes. Com isso, nasceu o Estado do Mato Grosso do Sul e permaneceu o Mato Grosso.

O novo Estado faz divisa com cinco Estados brasileiros, sendo eles: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de outros países, por estar localizado em uma região fronteiriça do Brasil. Os países limite de Mato Grosso do Sul são: Paraguai e Bolívia.

Os motivos que levaram o Governo Federal a fazer tal divisão foi a extensão territorial do Estado, que era muito extensa e causava problemas para a administração, dificultando o trabalho do governo estadual. Além disso, foi feito um estudo sobre a geografia do Estado, constatando-se que existiam grandes diferenças. Ao norte do Mato Grosso encontra-se parte da floresta amazônica, enquanto na parte sul a vegetação é, em sua maioria, de cerrado.

No século XIX, o maior feito político da história do Mato Grosso foi a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), onde Brasil, Argentina e Uruguai se uniram em uma tríplice aliança para combater o país, que já era uma potência econômica.

SIGA-NOS NO Google News