Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Você quer uma CTC? Vá a uma APS e leve suas GPS e CTPS

AgPrev - 22 de novembro de 2004 - 14:01

O trabalhador de outros regimes de previdência (municipal, estadual e federal), que quiser averbar as suas contribuições no RGPS, pode pedir uma CTC. Para isso, precisa ir até uma APS, levando sua CTPS, GPS, NIT (Número de Identificação do Trabalhador), além de outros documentos.

No sistema do INSS, pode-se verificar informações importantes como o DIB, DIP, DIC, DII, DID e DCB, desde que o segurado tenha em mãos o seu NB. Deverão ser fornecidos dados, como a DO, para requerimento de pensão por morte. Caso tenha dúvida em relação a seus vínculos, poderá consultar o CNIS. Para isso, será necessário informar a senha e o NIT/PIS. Se o benefício demora a sair, mais tarde ele receberá um PAB.

Se você, leitor, não conseguiu entender o significado do texto acima, não se preocupe. Só no Rio de Janeiro, a Previdência Social mantém mais de 2 milhões de benefícios de pessoas que, muitas vezes, procuram esclarecimentos a respeito desses termos. Essas são algumas das siglas que integram o cotidiano da Previdência Social e que fazem parte do universo de sua clientela, seja através de informações verbais ou contidas em documentos.

O INSS/RJ esclarece o significado das siglas que, certamente, facilitará a vida dos segurados:

RGPS – Regime Geral de Previdência Social; GEX – Gerência Executiva; APS - Agência da Previdência Social; DIB - Data do início do benefício; DIP - Data do início do pagamento; DIC - Data do início das contribuições; DII - Data do início da incapacidade; DID - Data do início da doença; DCB - Data da cessação do benefício; DO - Data do óbito; DN - Data de Nascimento; DER - Data da Entrada do Requerimento; DAT - Data do Afastamento do Trabalho; CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho; CEI - Cadastro Específico do INSS; CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais; NIT - Número de Identificação do Trabalhador; CTPS - Carteira do Trabalho e Previdência Social; PAB - Pagamento Alternativo de Benefício; PI - Pedido de Informação; CTC - Certidão de Tempo de Contribuição; DDB - Data do Despacho do Benefício; DRB - Data da Regularização do Benefício; NB - Número de Benefício; PR - Pedido de Reconsideração; JRPS - Junta de Recursos da Previdência Social; CRPS - Conselho de Recursos da Previdência Social; SABI - Sistema de Acompanhamento de Benefício por Incapacidade; GPS - Guia da Previdência Social; GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações a Previdência Social; CADPF - Cadastro da Pessoa Física; e PIS - Programa de Integração Social.

E o que significa INSS? Instituto Nacional do Seguro Social. (Ricardo Gosling)

SIGA-NOS NO Google News