Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Você decide, diz pastor cassilandense

Artigo de Gilbean Ferraz - Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Cassilândia - 22 de março de 2020 - 08:23

Você decide, diz pastor cassilandense

Não me considero profeta do caos. Mas estamos vivendo um daqueles enredos dignos de filme de Hollywood em que há uma invasão alienígena, um grande cometa caindo no planeta dizimando a todos, explodindo a Terceira Guerra Mundial, aonde todos são destruídos por armas químicas e nucleares. Ou, infelizmente, nesses enredos, sempre há um filme de um vírus mortal que se espalha pelo planeta. O último cenário para nossa tristeza e preocupação está ocorrendo diante dos nossos olhos no início da década de 20.


Desde fevereiro de um modo mais massivo e continuo aqui no Brasil, estamos sendo apresentados ao Corona Vírus, COVID-19, vírus de origem chinesa e que está se espalhando desde dezembro de 2019 por diversas nações, tendo como epicentro original Wuhan na China.


Nesse exato momento que escrevo este texto, o cenário é o seguinte: todos os países já possuem casos registrados, exceto Groelândia, e alguns países da África. No site do Google, que está monitorando o avanço do vírus, consta 304 mil casos confirmados e 13 mil mortes. Algo que realmente nos impressiona.


Como morador de Cassilândia, onde entramos nessa história toda? Ou os moradores dos mais de 5 mil municípios da unidade da federação? Em nosso caso, podemos incorrer no erro de pensar que esse tal de corona é Fakenews, invenção da mídia, ou que não estamos no grupo de risco, ou que não temos nada a ver com esse tal de “coronga” e tentar tocar a vida como sempre a levamos.


Quem estiver pensando assim está completamente enganado. Esse vírus é real e letal. E pode não apenas devastar nossa economia global, como também ceifar milhares de vidas. Se fosse um filme como iniciei o texto, já sabemos o desenvolvimento e final da história pelos países do oriente, Europa que foram contaminados antes do Brasil. Temos informações suficientes de erros e acertos por parte de governantes e população dessas nações.


Quero lembrar a todos de um programa que fez muito sucesso no Brasil, nos anos 90, que provavelmente pessoas de minha faixa etária, de 38 anos para cima assistiram e inclusive a maioria até gostava. Quem lembra do programa: Você Decide? Havia uma história, que era encenada, e ao final o apresentador pedia que o público escolhesse um dos três finais. As pessoas ligavam e ao final era exibido o desfecho escolhido pelo público de casa. Engraçado que naquele tempo não existia redes sociais, poucos tinham telefone em casa e a maioria ligava do famoso Orelhão. Vou ser sincero. Diversas vezes votei. E para minha decepção tinha vezes que o público escolhia finais fantásticos, mas também as vezes que os telespectadores erravam a mão e escolhiam um final ruim. Pois bem, qual a relação de filme apocalíptico de hollywood, com Corona Vírus e o programa da Rede Globo, Você decide?


A resposta é bem simples e direta. Está em nossas mãos, em nossas escolhas, por esses dias que definirão as consequências que teremos com o Corona Vírus em nossa cidade, estado e nação. Se teremos a trágica realidade da Itália e Espanha. Ou o bom êxito da Coreia do Sul e Taiwan que conseguiram controlar o vírus.


Percebo que nosso país de um modo geral está trilhando as escolhas dos governantes e populares de Itália e Espanha, que por exemplo, escolheram continuar a vida como antes, mesmo tendo alertas dos governantes e países que foram infectados antes como China, Coreia do Sul e Irã. E no momento de um modo duro e sangrento estão tendo milhares de vidas infectadas, internadas e mortas pelo Corona Vírus.


Para ser sincero, é aterrorizante o que está acontecendo e pode vir a suceder em nossa nação. E não estou sendo alarmista. Pessoalmente liguei para amigos que moram na Europa e os mesmos me deram relatos duríssimos do que está acontecendo. E de fato há um clima de incertezas, temores e muitas mortes e estrangulamento dos hospitais e equipes de saúde dessas nações. Temos que lidar com a verdade de que o Corona Vírus e suas consequências é uma realidade.


Na verdade, todos os vírus matam, já lidamos com pandemias em outros períodos da história. Mas nunca no nível de globalização que estamos vivendo. E diante de um vírus que é letal demais com pessoas idosas e também de outras faixas etárias com diversas comorbidades, que são doenças graves como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, transplantados, fumantes e em tratamento de câncer que acometem um número significativo das populações dos países em especial aqui no Brasil. Além disso, segundo médicos italianos, o COVID-19 está mais para uma pneumonia severa do que uma gripe qualquer como muitos leigos afirmavam se tratar esse novo vírus antes de explodir a situação aqui entre nós.


A decisão está em nossas mãos! Qual é a única maneira de deter o Corona Vírus no momento? O isolamento social. As pessoas se recolherem em suas casas como forma de impedir a propagação e a contaminação da maioria da população. Porém assim como no extinto programa Você Decide, tenho a sensação que a maioria da população ainda não está consciente da necessidade e importância desse isolamento social. Concordo que dos finais não é o mais agradável, porém é o necessário no momento.

Que teremos que encarar a realidade que assim como foram suspensas as aulas, cultos, reuniões, atividades em clubes esportivos, teremos que fechar a maioria dos comércios e empresas. Sei que essa decisão é drástica, nos custará muito como sociedade e família, enquanto não surge um tratamento medicamentoso seguro e testado. Ou uma vacina que proteja a população em geral. Entendam, temos que todos entrarmos em quarentena e toque de recolher em todas as cidades do Brasil, inclusive Cassilândia.


Não se trata disso ser efetivado apenas em nossa cidade ou país, mas em todo o planeta. Você decide? Isolamento social de todos e pouca disseminação do vírus e poucas mortes. Ou disseminação e tragédia com milhões de infectados e mortos por esse vírus?


É evidente que os que não querem sair da rotina, sofrer as duras consequências do isolamento social, do aspecto existencial e financeiro, muitos podem até contra argumentar e insistir que a dengue mata mais, que as outras doenças, os acidentes de trânsito ceifam mais vidas. Mas entendam. Esses argumentos são de situações que continuarão acontecendo, mais o Corona Vírus. Que nosso sistema de saúde público e privado não suporta absorver todos os casos se acontecer uma explosão de casos graves de Corona Vírus, mais às outras situações que já ocorrem nos hospitais, pois não há UTIS e respiradores suficientes para todos.


É hora de entendermos que a decisão está com cada pessoa de nossa nação. Que não é hora de brigas políticas, de interesses mesquinhos. De pensarmos que não devemos satisfação para ninguém. Somos uma sociedade. Um organismo vivo. Que decisões de uns interfere diretamente na vida dos demais.


Por isso está na hora de decidirmos combater esse Corona Vírus da maneira correta. Higiene redobrada com as mãos, e isolamento social. Se todos fizerem, a tormenta passará rapidamente. Mas se a maioria continuar a fazer festas, viajar para diversos lugares, mantendo a rotina profissional, a pandemia se consolidará em nosso país, estado e cidade. E infelizmente teremos que colher as duras consequências do Corona Vírus.


Quero desafiar a todos a nos recolhermos em nossas casas até que passe essa situação. Desafio aos que creem em Deus a intensificarem suas orações a Deus, pedindo através de Jesus Cristo que o Deus Criador, o nosso Pai Celestial, nos ajude nesse momento e nos livre de todo mal.


Mais uma vez, repito, você decide sobre o Corona Vírus. Especialmente minha decisão já está tomada. Cuidado redobrado com a higiene e isolamento social e muita oração ao Deus do Salmo 46:1 - “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.”Salmos‬ ‭46:1‬ ‭NAA‬‬
Pense nisso e creia.

Reverendo Gilbean Ferraz - Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Cassilândia. 67. 99924-3222

Você decide, diz pastor cassilandense

SIGA-NOS NO Google News