Cassilândia, Segunda-feira, 08 de Março de 2021

Últimas Notícias

04/01/2021 11:00

Você corre? Saiba como evitar um estiramento muscular

Fonte: Uniort

Redação
Você corre? Saiba como evitar um estiramento muscular

Você está praticando atividades físicas e, de repente, é surpreendido com uma dor súbita, às vezes também acompanhada de pontadas que impedem a movimentação do músculo. Estes são sintomas do estiramento muscular, lesão comum em atletas de alta performance, mas que acomete principalmente os chamados atletas de fim de semana.

O estiramento ou distensão – como o próprio nome diz – acontece quando o músculo ou o tendão preso ao osso é esticado além dos limites normais. A lesão geralmente ocorre quando o esforço é excessivo e a contração rápida e explosiva. Porém, existem outros causadores, como a falta de aquecimento antes do exercício.

Dividida em três graus (1,2 e 3, sendo este último mais grave), a contusão pode romper parcialmente as fibras (até 5%), não impedindo que o atleta faça todos os movimentos. Em estágio mais elevado, com 5 a 50% das fibras rompidas, pode haver dor, limitação e hematomas. Casos mais graves provocam até inchaço, e a cura é mais lenta.

Independentemente do grau, a boa e velha bolsa de gelo, que deve ser aplicada imediatamente no local da lesão, é fundamental no tratamento da distensão muscular. O gelado diminui a dor, o inchaço e a inflamação. Aplicações entre 15 e 20 minutos, a cada duas horas, fazem com que os sintomas desapareçam. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados em casos de muita dor.

O alongamento também ajuda no fortalecimento dos músculos afetados pela distensão. Os exercícios, todavia, só devem ser retomados após alguns dias. Aos poucos, o próprio organismo repara as fibras musculares que se romperam, absorve o coágulo que se forma e controla a inflamação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 08 de Março de 2021
Domingo, 07 de Março de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)