Cassilândia, Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

22/10/2018 11:00

Você corre para comer?

Renato Dutra (Tribo em Forma)

Já ouvi muito corredor justificando que gosta de comer e por isso corre. E fica com aquela conta matemática na cabeça, tipo: ontem comi muito no almoço, à noite foi um doce, então preciso correr X quilômetros amanhã…só que essa conta não fecha. É muito cruel, mas ingerir calorias é muito mais fácil do que queimá-las. É uma luta desigual.

A árdua tarefa de tentar nos educar, conscientizar sobre as boas práticas da alimentaçâo cabe aos profissionais da área da nutrição. O objetivo deste texto é abrir o jogo em relação ao papel do exercício para quem deseja tentar gastar as calorias ingeridas em excesso às custas de muita corrida. De novo, o saldo calórico penderá sempre para o superávit, ou seja, as gordurinhas vão mais se acumular do que serem queimadas. E é o que se observa por aí. Gordinhos e gordinhas que correm…nada contra, mas quem ouve alguém justificar que vai correr amanhã um pouco a mais porque deu uma escorregada na comida, vai sair no prejuízo e inclusive com maior risco de se lesionar.

Fato: o exercício melhora todo o mecanismo de queima de gordura e essas adaptações contribuem para o emagrecimento, desde que a alimentação seja saudável e balanceada. Em outras palavras, comer errado faz um estrago tão grande que o exercício dificilmente consegue compensar. As vias metabólicas vão ficando prejudicadas, doentes.

Portanto, vamos correr porque queremos e faz um bem danado à saúde. Vida saudável, hábitos saudáveis = vida mais leve.

Renato Dutra é professor de educação física, assessor de corrida, Graduado pela USP (CREF911G-SP); Pós Graduado pela UNIFESP; Colunista VEJA (2007-2014); Comentarista de Triatlo SporTV 2007-2010; Diretor Técnico da maior assessoria do Brasil (Run & Fun) 2010-2015; Colunista Sport Life 2014-2017; Autor do livro Dieta dos Passos e Malhação para Adolescentes. Contato: renatodutra.at@gmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 12 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 11 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Sábado, 10 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)