Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Você conhece os músculos que exercita?

Gazeta Esportiva - 14 de agosto de 2017 - 11:00

O segredo para a boa saúde ao longo da vida é a informação colocada em prática. A isso, dá-se o nome de conhecimento. Como dizem, uma informação que você tem, mas não põe em prática, na verdade, desconhece. Por esse motivo, quem já está entre a pequena (e felizarda) parcela da população que pratica exercícios físicos regularmente, deve tomar consciência dos músculos trabalhados nos exercícios resistidos (força), aprendendo sua localização, função e até seu nome!

Para muita gente, aprender o nome dos músculos corresponde a adquirir um novo idioma, e essa é justamente uma das recomendações dos especialistas em saúde cerebral! Quando o professor se preocupa com o ensino dessa nomenclatura, possibilita aos praticantes uma execução de exercícios mais eficiente, ativando os músculos certos, do jeito certo, para otimizar resultados.

Os romboides, por exemplo, são músculos que se situam entre as escápulas e a coluna torácica. Possuem a função de aproximar as duas escápulas, permitindo um melhor posicionamento da articulação do ombro. A falta de atenção a este músculo nas tarefas e posturas do dia a dia provocam os chamados “ombros caídos” (rotação interna) e a chamada “corcunda” (hipercifose torácica).

O bom profissional de Educação Física tem o cuidado de informar as pessoas de que elas podem e devem observar e controlar o grau de ativação de seus músculos, para que seja possível cuidar melhor da nossa “casa”, do nosso corpo, para percorrer, de forma plena, a longevidade que nos espera.

Faça perguntas ao seu professor ou personal trainer! Exija informação de qualidade! E para saber mais, mantenha-se conectado!

SIGA-NOS NO Google News