Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vitamina D: A preocupação do momento

Lináuer Cardoso de Queiroz - 30 de outubro de 2013 - 07:52

Vitamina D: A preocupação do momento

Há muito ouvimos de todos os lados que devemos sempre nos proteger do sol ou quando formos expostos a ele precisamos usar protetor solar para evitar queimaduras, envelhecimento da pele e até mesmo o câncer de pele. Pois bem, possivelmente com toda essa preocupação nos esquecemos de um detalhe importante, a fabricação da Vitamina D pelo nosso corpo. Vitamina que é essencial na regulação do Cálcio e do Fósforo, importantes na formação óssea na fase de crescimento e para manter a saúde dos ossos durante todas as fases de nossas vidas, em especial nas mulheres onde há o risco maior de Osteopenia e Osteoporose.

Com base nas dosagens de Vitamina D que faço rotineiramente observo que em Cassilândia há um número grande de pessoas com insuficiência dessa Vitamina.

Nos seres humanos apenas 10% a 20% da Vitamina D necessária a adequada função do organismo provém da dieta (alimentação), sendo as principais fontes os peixes gordurosos de água fria e profunda como o Salmão e Atum e também os fungos comestíveis (Champingon, Shiitake, Shimeji, entre outros).

O restante 80% a 90% são sintetizados pelo próprio corpo. Neste instante entra o elemento externo mais importante para a fabricação de Vitamina D, o SOL. Isso ocorre da seguinte forma.

Nas células da pele há uma substância chamada 7-DHC que somente se transformará na Vitamina D se for ativada pelos raios UVB do Sol, exatamente estes raios que são protegidos quando se usa o protetor solar. E ainda tem que ser os raios solares entre 09h e 14 h, pois neste horário os raios UVB estão no comprimento de onda correto

Mas afinal o que fazer, pois Sol demais câncer de pele, Sol de menos falta de Vitamina D.

Com certeza é necessário o exame laboratorial de dosagem da 25 – OH Vitamina D, antes de qualquer atitude. E não vá se expondo ao Sol sem orientação, principalmente os idosos.

Mas fica a dica, coma bastante peixe e principalmente você mulher quando for realizar os exames de rotina peça ao seu médico(a) incluir a dosagem da Vitamina D.

Lináuer Cardoso de Queiroz – CRFMS 1457
Diretor técnico da empresa LIB – Laboratório Instituto Bioquímico
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de MS
Graduado em Tecnologia em Serviços de Saúde pela Anhanguera/SP
Especialista em Análises Clínicas pela UFMS
Especialista em Citologia Clínica pela UNOPAR/PR
Especialista em Saúde Pública pela FAVA/MS

SIGA-NOS NO Google News