Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/10/2013 07:52

Vitamina D: A preocupação do momento

Lináuer Cardoso de Queiroz
Vitamina D: A preocupação do momento

Há muito ouvimos de todos os lados que devemos sempre nos proteger do sol ou quando formos expostos a ele precisamos usar protetor solar para evitar queimaduras, envelhecimento da pele e até mesmo o câncer de pele. Pois bem, possivelmente com toda essa preocupação nos esquecemos de um detalhe importante, a fabricação da Vitamina D pelo nosso corpo. Vitamina que é essencial na regulação do Cálcio e do Fósforo, importantes na formação óssea na fase de crescimento e para manter a saúde dos ossos durante todas as fases de nossas vidas, em especial nas mulheres onde há o risco maior de Osteopenia e Osteoporose.

Com base nas dosagens de Vitamina D que faço rotineiramente observo que em Cassilândia há um número grande de pessoas com insuficiência dessa Vitamina.

Nos seres humanos apenas 10% a 20% da Vitamina D necessária a adequada função do organismo provém da dieta (alimentação), sendo as principais fontes os peixes gordurosos de água fria e profunda como o Salmão e Atum e também os fungos comestíveis (Champingon, Shiitake, Shimeji, entre outros).

O restante 80% a 90% são sintetizados pelo próprio corpo. Neste instante entra o elemento externo mais importante para a fabricação de Vitamina D, o SOL. Isso ocorre da seguinte forma.

Nas células da pele há uma substância chamada 7-DHC que somente se transformará na Vitamina D se for ativada pelos raios UVB do Sol, exatamente estes raios que são protegidos quando se usa o protetor solar. E ainda tem que ser os raios solares entre 09h e 14 h, pois neste horário os raios UVB estão no comprimento de onda correto

Mas afinal o que fazer, pois Sol demais câncer de pele, Sol de menos falta de Vitamina D.

Com certeza é necessário o exame laboratorial de dosagem da 25 – OH Vitamina D, antes de qualquer atitude. E não vá se expondo ao Sol sem orientação, principalmente os idosos.

Mas fica a dica, coma bastante peixe e principalmente você mulher quando for realizar os exames de rotina peça ao seu médico(a) incluir a dosagem da Vitamina D.

Lináuer Cardoso de Queiroz – CRFMS 1457
Diretor técnico da empresa LIB – Laboratório Instituto Bioquímico
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de MS
Graduado em Tecnologia em Serviços de Saúde pela Anhanguera/SP
Especialista em Análises Clínicas pela UFMS
Especialista em Citologia Clínica pela UNOPAR/PR
Especialista em Saúde Pública pela FAVA/MS

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)