Cassilândia, Sábado, 23 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

22/11/2010 15:26

Vírus tipo 4 da dengue coloca saúde em alerta em MS

Campo Grande News/ Jorge Almoas

A proximidade do período de chuvas não anuncia apenas as férias de verão nem o alívio do calor típico de Campo Grande. O aumento da quantidade de chuva põe as autoridades de saúde em alerta por conta da volta do mosquito da dengue, que em 2011, pode vir com o tipo 4 do vírus.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, até o começo de novembro foram registradas 79.927 notificações de dengue em Mato Grosso do Sul. A doença matou 46 pessoas, sendo 22 somente em Campo Grande.

Para o Ministério da Saúde, a Capital apresenta níveis satisfatórios da dengue, de acordo com o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) 2010. Nenhum município da região Centro-Oeste apresenta risco de surto, apesar de Corumbá estar em alerta desde 2009, segundo o LIRAa.

Mais uma vez, o principal ataque contra o mosquito se foca na destruição de possíveis criadouros do mosquito. O Aedes Aegypt deposita os ovos em água limpa e parada, normalmente armazenada em caixas d’água, vasos de plantas, pneus, garrafas, entulhos e qualquer recipiente que retenha água.

Os ovos do mosquito podem sobreviver até um ano e meio sem água, para se transformarem em larvas ao menor contato com a chuva. Cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das casas, especialmente nos quintais.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), modificou o produto químico utilizado na borrifação em residências para o combate do mosquito. O produto, que antes era diluído em água, passou a ser diluído em óleo de soja, o que permite maior eficácia para exterminar o mosquito da dengue.

Multa – Como o combate ao mosquito precisa ser constante, os donos de imóveis podem ser responsabilizados caso as autoridades de saúde encontrem focos ou larvas do mosquito dentro de terrenos ou casas.

O proprietário do imóvel onde forem encontrados focos de reprodução do mosquito estará sujeito à multa que varia de R$ 100 a R$ 15 mil, dependendo da gravidade.

Novo vírus – Depois de 28 anos sem circulação no Brasil, o tipo 4 do vírus da dengue foi detectado em julho deste ano na capital de Roraima, Boa Vista. O Ministério da Saúde confirmou dez casos no Estado, porém desde setembro não há suspeita de novos casos pelo sorotipo 4.

Mesmo sem novas ocorrências do novo tipo de vírus, o Ministério deixou todas as Secretarias Estaduais de Saúde em alerta.

Campanha – A Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010 mudou o enfoque para “Dengue: se você agir, podemos evitar”. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Gerson Penna, é preciso compartilhar a ideia de que o problema da dengue deve se tornar uma preocupação da sociedade.

“Se a comunidade não se envolver, e se não houver a articulação com outros setores, continuaremos enfrentando aumento de casos e de mortes por dengue no Brasil”, afirma Penna.

Com informações da Ses, Sesau e Ministério da Saúde.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)