Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vírus causador de câncer no útero também atinge homens

Irene Lôbo/ABr - 03 de fevereiro de 2007 - 13:19

Brasília - O papilomavírus humano (HPV), vírus sexualmente transmissível que é o principal causador de câncer no colo de útero nas muheres, também atinge homens. Em pessoas de ambos os sexos, pode afetar as regiões genital e anal, além de causar tumor na boca e na garganta, dependendo da forma de relação sexual. Se não for tratado, também pode ser transmitido para bebês, no parto.

O médico infectologista Marcelo Joaquim Barbosa, técnico do Programa Nacional DST/Aids, do Ministério da Saúde, explica que embora a principal preocupação seja o câncer, o vírus também causa males benignos, como verrugas genitais, tanto em homens quanto em mulheres. E pode ser que não provoque doença nenhuma.

O infectologista alerta que usar camisinha é fundamental, mas diz que nem isso garante imunidade, já que o HPV é altamente transmissível. “Às vezes o homem tem uma lesão na região escrotal, uma verruga, por exemplo, e no contato com a mucosa poderá transmitir o vírus, mesmo usando camisinha”.

No Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento contra as verrugas causadas pelo HPV é feito em ambulatórios. De acordo com Marcelo Barbosa, são utilizados ácidos para cauterizar as lesões e num período de quatro semanas, as verrugas desaparecem. Na rede privada pode-se fazer crioterapia (aplicação de gás carbônico gelado). Há também a opção de utilizar cremes e pomadas, mas esse tipo de tratamento é mais demorado e caro.

Para a mulher saber se possui HPV, é preciso fazer o exame papanicolau, em que se coleta mucosa da região genital para exame de células. Os médicos recomendam que as mulheres com vida sexual ativa façam o exame pelo menos uma vez por ano.

O colo de útero é o terceiro lugar onde as mulheres brasileiras mais contraem câncer, atrás somente de pele e mama. A média anual é de 20 mil casos e 7 mil mortes, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a comercialização da vacina Gardasil, que combate o vírus, ao valor máximo de R$ 364,16. Como são necessárias três doses, o custo para imunizar uma pessoa passa de mil reais. Leia mais nas reportagens ao lado.


SIGA-NOS NO Google News