Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/12/2004 13:50

Violência entre jovens retarda aumento de vida no país

Cristiane Ribeiro / ABr

A expectativa de vida do brasileiro subiu para 71,3 anos em 2003, enquanto em 2000 era estimada em 70,5 anos. O aumento poderia ter sido maior em dois ou três anos se não fosse o efeito das mortes prematuras de jovens por violência, como mostra a Tábua da Vida divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além de assassinatos, o estudo considera como morte violenta os afogamentos e os acidentes de trânsito e de trabalho. O coordenador do programa de desarmamento do Movimento Viva Rio, Antônio Rangel Bandeira, alerta que a estatística brasileira de mortes violentas se compara com a dos países que vivem em guerra e enfatiza que, além de desarmar o bandido e a sociedade, é preciso criar políticas de educação, de inclusão social, geração de emprego e de formação profissional para afastar a juventude da criminalidade.

"Nós temos que disputar a alma do jovem com o tráfico de drogas, mas para isso temos que oferecer alternativas para que ele veja que a criminalidade mata, além de o afastar da família, dos amigos, da vida social", acrescentou.

A Tábua Completa de Vida da população brasileira estimada para 2003 mostra que a esperança de vida no Brasil ainda é considerada baixa. No ranking da Organização das Nações Unidas, considerando as estimativas para 192 países entre 2000-2005, o Brasil ocupa a 86ª posição com vida média mais longa. O Japão é o primeiro colocado, com uma vida média superior a 81 anos e, de acordo com a projeção mais recente, somente por volta de 2040 o Brasil estaria alcançando o patamar de 80 anos de esperança de vida ao nascer.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)